Geral
Reunião com objetivo de planejar o Movimento em Prol do Asfalto da ERS-176 foi realizada em Garruchos
12/06/2017 17:53
Foto: A reunião foi com lideranças e comunidade para decidir novos atos em prol do Asfalto da ERS-176 (Foto: Naryel Barcelos)

Na tarde desta segunda-feira, dia 12, foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Garruchos uma reunião de lideranças e comunidade para decidir novos atos em prol do Asfalto da ERS-176.

Quem iniciou as falas foi o Chefe de Gabinete da Administração de Garruchos, Francisco Solano, que explicou que a partir dessa reunião a coordenação do Movimento será do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos e Sindicato Rural de Garruchos, e que essas entidades receberão total apoio da Administração Municipal e do Legislativo dos dois municípios. O objetivo dessa decisão é firmar que o Movimento ASFALTO JÁ é apartidário. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agnaldo Barcelos falou sobre a importância de unir forças em prol da causa,  é necessário que outras entidades apoiem e que todos os envolvidos politicamente deixem de lado a questão partidária e lutem todos pela causa. Agnaldo afirmou que não importa quem "apareceu mais nas fotos ou levou créditos pelos feitos" e sim "os resultados que a reivindicação trará positivamente para a comunidade". Ele convidou para que todos dessem suas opiniões, sobre todos os quesitos e que juntos decidissem o rumo que o Movimento tomará para frente. 

O vereador Carlinhos Matozzo falou sobre a reunião que irá acontecer na quarta feira, dia 14, na capital juntamente com com o secretário de Transportes,  e afirmou também quem irá estar presente dentro das lideranças do município de Garruchos e de Santo Antônio das Missões.

O presidente do Sindicato Rural, José Pereira afirmou que está disponível para ajudar, e que irá participar da reunião de quarta-feira, juntamente com representantes da Coopatrigo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ele ainda indagou sobre como fica a situação da ERS se as chuvas continuarem, quem irá manter, arrumar os problemas que o excesso de água causa, os municípios ou o DAER? 

O vereador Luciano Scarton mostrou-se muito indignado, mas também agradeceu por estar acontecendo o encontro com pessoas dos mais diversos setores. Elogiou a iniciativa da administração municipal por estar pensando no melhor para Garruchos, sem partidarismo. Mostrou apoio a toda e qualquer manifestação e garantiu estar presente na reunião de quarta-feira em Porto Alegre. 

A ex vereadora Maria Janice Maroneze, disse que a comunidade toda tem que se mobilizar, que os bancos, casas, entidades poderiam colocar faixas em frente aos prédios, para afirmar que a preocupação não é somente política, é de toda a sociedade e comércio. 

O vereador Alcion de Souza Ourique se manifestou explicando o motivo que ele faz questão de estar presente em todas as reuniões e encontros sobre esse assunto, garantindo que estará dia 14 em Porto Alegre, reivindicando os direitos de todos os cidadãos de Garruchos e Santo Antônio. 

O representante da Coopatrigo, Paulo Cordenonsi, mostrou sua preocupação pela situação da estrada. Disse que se esse excesso de chuva tivesse acontecido um mês antes, iria causar prejuízos incalculáveis pois era bem no ápice da colheita. Paulo disse que a atual situação é preocupante, que existe pontos que está intransitável. Afirmou que a cooperativa é parceira para participar e ajudar na organização do Manifesto.

João Luiz Aguiar, que é servidor público disse que acredita ser prejuízo o município ter que usar suas máquinas para arrumar uma estrada que não é de sua responsabilidade. Que essas máquinas poderiam estar trabalhando em locais que são exclusivamente do município. Ainda disse que a atual situação não é mais de negociar com o Governo do Estado, e sim de exigir, pois é um direito de todos os cidadãos ter uma estrada estadual em condições.

A secretária de Saúde de Garruchos, Jacinara Balbé contou das dificuldades que encontram no setor de saúde quando tem consultas e exames marcados, e a estrada não dá condições de deslocamento, os cidadãos acabam perdendo esses agendamentos, pois não há tolerância e compreensão nenhuma que os pacientes não estiveram nas consultas e exames por que não conseguiram sair do município. Ainda afirmou que para conseguir marcar alguns exames a secretaria de saúde leva meses, e acontecendo isso, precisam marcar novamente e o paciente fica sem o serviço por muito mais tempo.

A secretária de Educação de Garruchos, Roselaine Piltz afirmou que as escolas irão apoiar as manifestações e farão faixas para chamar atenção das autoridades.

Robeson Ossemer, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, falou da necessidade de programar a manifestação por etapas, pensar na ordem cronológica dos fatos para conseguir atingir cada momento da forma correta, sem sair do foco. 

O vereador João Silveira da Rosa, mais conhecido como Capoeira, disse que não se pode parar de pressionar. Se for preciso trancar a Br 285 todos os meses, deve-se trancar. Repetiu que a pressão precisa ser feita de todos os lados, que sem pressão o asfalto não chegará até Garruchos nunca.

O Gerente do Banrisul de Garruchos, Rovanir Bruch, falou sobre as dificuldades que o banco encontra por conta das estradas, pois não chega malotes, não chega dinheiro e nem vigias para a segurança do banco.

Ficou acertado no encontro a data para o próximo manifesto que bloqueará a BR 285, que ocorrerá no dia 06 de julho, em uma quinta-feira, no turno da tarde. E também definido responsabilidades de cada membro da comissão para este dia.

Foi tratado também sobre a reunião da AMM que acontecerá dia 23 de junho, em Garruchos e sobre materiais gráficos que serão usados para chamar atenção à causa de todos que estarão presentes na reunião e também que serão usados durante o manifesto no dia 06 de julho.

Além das entidades e pessoas já citadas, a reunião contou com servidores públicos, secretários da administração de Garruchos, outros vereadores, pessoas da comunidade e produtores rurais.

Foi definida a Comissão que representará o Manifesto na quarta-feira, dia 14, que será composta de 4 vereadores de Garruchos, os prefeitos de Garruchos e de Santo Antônio das Missões, um vereador de Santo Antônio das Missões, um representante do Sindicato dos trabalhadores Rurais, um representante do Sindicato Rural, um representante da Coopatrigo e um representante da secretaria de Saúde de Garruchos.

 Atualização de informações:

 No final da tarde desta segunda-feira, dia 12 a Comissão que iria até Porto Alegre recebeu a informação de que o o governador marcou a entrega da ponte da RS 287 para a quarta-feira, dia 14. E por esse motivo foi desmarcada toda a agenda do Secretário dos Transportes daquele dia, ficando a reunião na capital transferida para data ainda a combinar.

Autor: Naryel Barcelos

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral