Geral
Rio Uruguai baixa em ritmo lento em São Borja
12/06/2017 17:29
Defesa Civil avalia a possibilidade do retorno para as residências de algumas famílias
Foto: Pico máxima atingido no fim de semana foi de 13.89 metros (Foto: Eduardo Belmonte / Rádio Cultura)

O Rio Uruguai está baixando em ritmo lento em São Borja. Várias famílias continuam fora de casa devido a enchente.

A Corsan registrou na manhã de hoje 13.70 metros. Nas últimas 14 horas o nível do rio diminuiu 19 centímetros.
 
O Coordenador da Defesa Civil, Edson Damião Ribas, disse que possivelmente algumas famílias poderão retornar para suas casas nesta segunda-feira (12). Um avaliação será realizada para definir se isso realmente será possível.
No final de semana, 800 pessoas ainda estavam desabrigadas ou desalojadas. Damião acredita que talvez seja possível realizar o retorno para as residências de alguns moradores do bairro Itacherê.
 
No domingo (11), o governador em exercício, José Paulo Cairoli, esteve na Fronteira Oeste, onde visitou São Borja, Itaqui e Uruguaiana, os municípios mais atingidos pela cheia do Rio Uruguai.
Hoje ele deve sobrevoar a região, acompanhado dos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.
 
Situação no estado
 
De acordo com o último relatório da Defesa Civil, os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias já deixam 2.347 pessoas desabrigadas (559 famílias) e 9.588 pessoas desalojadas (2.283 famílias), em 185 municípios. 
 
O nível dos rios que transbordaram também diminuiu bastante no final de semana. 173 municípios tiveram problemas no RS por causa da chuva e 95 registraram situação de emergência.
 
Relatório da Famurs
 
Um novo levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) mostra que as prefeituras calculam prejuízos de R$ 339 milhões com os temporais que já deixaram mais de 90 cidades em situação de emergência no estado.
 
O valor é quase o triplo do que havia sido contabilizado há uma semana. 

Fonte: Rádio Cultura/São Borja

Mais notícias - Geral