Geral
Weber apoia projeto que muda controle de produtos de origem animal no Estado
09/06/2017 13:50
Foto: Projeto tem por objetivo aperfeiçoar o sistema de controle de produtos de origem animal (Foto: Divulgação | Assembleia Legislativa/RS)

O deputado Elton Weber (PSB) recebeu nesta semana, o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, que expôs o projeto a ser protocolado em regime de urgência pelo Executivo na Assembleia Legislativa. O objetivo é aperfeiçoar o sistema de controle de produtos de origem animal no Estado. Pela proposta, fiscalização e inspeção hoje atividades acumuladas por fiscais agropecuários do serviço público, passarão a ser funções distintas. A inspeção poderá ser executada por médicos veterinários privados sob fiscalização de fiscais agropecuários.

Os profissionais privados terão de ser ligados a empresas credenciadas pela Secretaria da Agricultura e registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Dados do Estado indicam que a falta de médicos veterinários no setor público impede a implantação de novos turnos em 22 empresas e emperram o começo das atividades em 10 plantas frigoríficas. Hoje, 130 servidores públicos estão na ativa.

O sistema, inspirado nas experiências de Santa Catarina e do Paraná, incialmente valerá para plantas que operam nos sistemas Cispoa e Susaf. O deputado Elton Weber é favorável ao novo modelo.  Ele cita entre os benefícios, a uniformização da inspeção, o aumento da garantia de qualidade do produto, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos diretos e indiretos. “Eu vejo o projeto como um projeto que permitirá aperfeiçoar o trabalho que vem sendo desenvolvido hoje em dia.” 

A reunião foi acompanhada também pelo coordenador da bancada do PSB na Assembleia, Mário Bruck, pela deputada Liziane Bayer (PSB) e Sandro Eduardo Zini, chefe de gabinete do deputado Catarina Paladini (PSB).

 

Fonte: Assembleia Legislativa/RS

Mais notícias - Geral