Geral
Elvino Bohn Gass falou sobre previdência social e questões políticas
08/06/2017 16:50
Deputado Federal concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (08)
Foto: Bohn Gass estará em Santo Antônio na reunião da Regional Sindical Missões II, nesta sexta (Foto: Reprodução)

 Em entrevista o deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS) falou sobre sua visita em Santo Antônio das Missões e a sua participação na reunião da Regional Missões II. Inicialmente o deputado destacou a sua ligação com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, questões voltadas aos temas da reunião e citou a conjuntura política atual.

 
Sobre a previdência social, citou o exemplo da aposentadoria para as mulheres, – “cada mulher que se aposentaria aos 55 anos irá se aposentar com 57, são dois anos, ou seja, vinte e quatro meses, mais dois 13º salários, totaliza vinte e seis salários, isso dá quase 25 mil reais, então cada trabalhadora rural de Santo Antônio das Missões, Estado e do País deixará de receber, se mudar as regras, 25 mil reais. Esse é um dinheiro que vai girar a menos no comércio do município e as mulheres são as principais prejudicadas com as mudanças da previdência, em segundo lugar, considera que o trabalhador rural é um dos mais prejudicados, pois a reforma ao retirar o segurado especial da previdência, ele terá que pagar por mês e se não pagar não terá aposentadoria, só que é necessário levar em conta que os trabalhadores do campo passam por períodos que não produzem durante vários meses, é o que chamamos de entressafra, pois sabemos que a produção das pequenas propriedades especialmente obedecem ciclos. Por estas razões é que eu estou me reunindo aos Sindicatos, para debatermos e pressionarmos pela não aprovação dessa reforma, afirmou. Ele ainda destacou que a votação da Reforma da previdência social não foi levada à Câmara de Deputados em Brasília porque não há votos suficientes.
 
Outro assunto da reunião é o plano safra da agricultura patronal, redução de juros e a estagnação do plano safra da agricultura familiar, – “o plano safra da agricultura patronal sofreu redução de juros e aumento de recursos, já para a agricultura familiar manteve congelamento e manteve o mesmo juros, este é um erro. Não tenho contrariedade onde diminuiu os juros, a minha contrariedade é porque não reduziu para os agricultores familiares, que tem maior dificuldade”, disse.
 
Quanto ao julgamento da chapa Dilma/Temer no Tribunal Superior Eleitoral, o deputado relembrou o processo e diz que entendia ser uma tentativa de desvinculação das chapas, – “minha interpretação era de quem, eles não tem muito, por conta de tudo que aconteceu agora, do envolvimento direto com o Michel Temer, de desvincular as chapas, os nomes, mas pra isso é preciso fazer uma manobra, é muito difícil eles conseguirem essa desvinculação. Eu achava, era de que eles iriam pedir vistas e iriam levar pra frente, só que agora há um ambiente que venha pela absolvição. De qualquer forma a estabilidade política do Temer está diminuindo cada vez mais”, falou Elvino.
 
Ao encerrar o deputado expos sua opinião sobre uma possível reestruturação dos partidos, em especial do Partido dos Trabalhadores, a possível candidatura do Lula e as tentativas, segundo Bohn Gass há uma clara tentativa de inviabilizar o nome da principal liderança do PT. O deputado também afirmou que está cada vez mais claro que a Presidente Dilma sofreu Impeachment, não pelos seus erros mas sim pelos seus acertos. 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral