Geral
Rio Uruguai volta a subir em São Borja
08/06/2017 10:53
Aumentou o número de famílias desabrigadas ou desalojadas
Foto: O número de pessoas afetadas direta ou indiretamente já chega a 10 mil. (Foto: Decom / Prefeitura de São Borja)

O rio Uruguai subiu 27 centímetros nas últimas 14 horas em São Borja. Segundo a medição realização nessa manhã pela Corsan, o nível está em 13.40 metros.

Mais duas famílias precisaram deixar suas residências durante a madrugada, aumentando o número de desabrigados e desalojados. Já são mais de 800 pessoas que estão fora de suas casas devido à enchente.
 
O prefeito Eduardo Bonotto disse que o número de cidadãos prejudicados direta ou indiretamente já chega a 10 mil. Ele esteve nos últimos dias em Porto Alegre, onde recebeu a confirmação que serão enviados 185 Kits de ajuda humanitária, com produtos de limpeza, higiene, alimentos e agasalhos.
 
Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu a confirmação do Ministério da Saúde que estará enviando Kit de medicamentos (em torno de 20 tipos de remédios) e Insumos Estratégicos (luvas, ataduras, esparadrapo e outros materiais), que serão utilizados com as famílias atingidas pela enchente.
 
Encontro de Prefeitos
 
O prefeito Eduardo Bonotto acertou, em reunião da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que na próxima sexta-feira (9) haverá reunião em São Borja dos prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios da Bacia do rio Uruguai, castigados por grande enchente, atualmente.
 
A constatação é de que os problemas são semelhantes nas dezenas de municípios abrangidos, tanto em relação à população ribeirinha atingida quanto em relação aos danos em vias urbanas e rurais e prejuízos econômicos.
 
Bonotto explica que a “intenção é identificar as principais demandas em toda a região, para levar os pleitos a Brasília”. Para 13 de junho está previsto encontro dos prefeitos gaúchos no Ministério da Integração Nacional.
 

Fonte: Rádio Cultura/São Borja

Mais notícias - Geral