Geral
Várias famílias continuam desabrigadas devido a enchente em São Borja
07/06/2017 11:42
Não há previsão de quando essas pessoas poderão retornar para suas residências
Foto: Nova elevação no nível do rio não está descartada (Foto: Defesa Civil / Reprodução)

 O Rio Uruguai continua baixando em São Borja, mas a situação de alerta ainda permanece. Na medição realizada nessa manhã pela Corsan, o nível registrado foi de 13.13 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson Damião Ribas, apesar dessa diminuição, nenhuma família está autorizada a retornar para casa. Ele explica que a possibilidade de “repique” não está descartada.
 
- Uma família pediu para retornar para casa nos últimos dias e nós autorizamos. Quando essas pessoas se instalaram, precisaram deixar o lar novamente, devido a suba do rio. Por isso, só vamos autorizar depois que o nível estabilizar e baixar, disse Damião.
 
O vice-prefeito Roque Feltrin afirmou que a prefeitura continua mobilizada, com o CRAS Passo aberto 24 horas por dia. No local estão centralizados os serviços de atendimentos aos prejudicados pela cheia.
 
Caminhão da ADRA
 
Continua em São Borja até hoje um veículo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que está prestando colaboração a Defesa Civil. Foram servidas ontem 2.469 refeições e hoje mais alimentos serão oferecidos.
 
Além disso, o veículo conta com recursos para serem lavadas as roupas dos desabrigados. Somente na terça-feira (6) cerca de 800 Kg de agasalhos foram higienizados.
 
Esse caminhão, que está iniciando um percurso por cidades da fronteira oeste, está estacionado em frente ao CRAS Passo. Todas as pessoas que estão no ginásio Cleto Dória Azambuja, nas associações de moradores e abrigados nas casas de parentes podem receber as refeições.
 
Também durante o dia continuam sendo recebidas as roupas dos desabrigados para serem lavadas. São recebidos 20Kg de roupas por família ou então 15Kg de cobertores.
 
A equipe da ADRA está pedindo também algumas doações para a população de São Borja. Estão sendo solicitadas água mineral e leite para produção dos alimentos.
 
Desabrigados e desalojados
 
O número de desabrigados e desalojados não diminuiu na cidade. São 186 que estão fora de suas casas em decorrência da enchente do Rio Uruguai. Hoje 52 famílias estão desabrigadas e 134 desalojadas.
 
Situação do estado
 
No total,são 6.309 pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul após a sequência de chuvas que vem atingindo o Estado ao longo das últimas semanas. O número de famílias desalojadas segue em 1.077 e são 433 desabrigadas.
 
Até o momento, 52 municípios decretaram situação de emergência. 
 
 

Fonte: Rádio Cultura/São Borja

Mais notícias - Geral