Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Junho Lilás lembra importância do Teste do Pezinho
06/06/2017 08:56
Foto: Exame deve ser feito preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê (Foto: Divulgação | PMPA)

Neste 6 de junho são comemorados os 16 anos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, responsável pelo Teste do Pezinho e que, pela sua abrangência, é considerado uma das maiores ações de Saúde Pública do mundo. Somente no Rio Grande do Sul, em 2016, foram mais de 130 mil exames feitos, o que corresponde que 95% das crianças nascidas fizeram a avaliação, e a maioria delas a fizeram gratuitamente pelo SUS. O teste permite o diagnóstico e consequente tratamento precoce, diminuindo ou eliminando as sequelas, de seis diferentes doenças.

Através de gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê é possível identificar a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. A maioria dessas doenças não apresentam sintomas nos recém-nascidos. O risco em não se diagnosticar precocemente é gerar sequelas graves, e até irreversíveis em alguns casos, no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente. Para maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que o exame deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

No RS, desde 2001 o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) em Porto Alegre é responsável pelas ações de Triagem Neonatal no SUS. Lá, são realizadas mais de 60 mil análises laboratoriais mensais, que são enviadas a partir de aproximadamente 1,3 mil postos de coleta, distribuídos nos 497 municípios gaúchos. Atualmente, 1.250 pacientes de diferentes faixas etárias e de todas as regiões do Estado são atendidos por uma equipe composta por médicos pediatras, endocrinologistas, geneticistas, hematologistas e pneumologistas, profissionais das áreas de nutrição, psicologia e assistentes sociais.
 
Acordo de Resultados
A qualificação da Triagem Neonatal faz parte do Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.
 
Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.
 
Cobertura do Teste do Pezinho em 2016 no RS
Nascidos vivos: 141.181
Testes realizados: 133.259 (cobertura de 94,5%)
Testes realizados pelo SUS: 107.178 (76% do total de testes realizados)
 
Como é feito o exame?
O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor. O teste faz o diagnóstico de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Quando fazer o teste?
O teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e o 5º dias de vida do RN, pois esta é a maneira de descobrir estas doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.

Onde fazer?
O Teste do Pezinho é realizado gratuitamente em mais de 1,3 mil Unidades de Saúde, em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
 
 

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Mais notícias - Geral