Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Estado atinge 82% de cobertura de vacinação contra a gripe
06/06/2017 08:40
Foto: Até o momento, foram aplicadas 3.123.761 doses, e ainda restam cerca de 900 mil doses não aplicadas (Foto: Reprodução | Internet)

 A Secretaria da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (5), balanço da campanha de vacinação contra a gripe, que, no Rio Grande do Sul, foi ampliada para a população em geral desde 29 de maio. O estado chegou a uma cobertura de 82,38% dos grupos prioritários. A meta de 90% já foi atingida entre as puérperas, indígenas e idosos. Nos demais grupos, a cobertura ainda é considerada baixa: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (64,5 %) e gestantes (65,2%).

Até o momento, foram aplicadas 3.123.761 doses, e ainda restam cerca de 900 mil doses não aplicadas. De acordo com o secretário João Gabbardo dos Reis, nesta segunda etapa foram imunizadas 371.866 pessoas, sendo a maioria (58%) fora do público-alvo. Ele informa ainda que a média diária de vacinação, que era de 74.376 durante a primeira etapa, permaneceu praticamente a mesma na última semana (74.373). Gabbardo estima que, se for mantida esta média, mesmo com a ampliação da vacina para toda a população, ainda devem restar doses no estado. 

O secretário também avaliou a decisão do Ministério da Saúde, que, a exemplo do RS, abriu a vacinação para a população em geral: “Considero correta a decisão do ministro Ricardo Barros, pois a iniciativa de ampliar a vacinação deve evitar o desperdício de doses e a imunização das pessoas antes da chegada do inverno, já que a vacina leva de duas a três semanas para garantir uma efetiva proteção contra a gripe”, concluiu Gabbardo.

 

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Mais notícias - Geral