Geral
Chuvas causaram sérios prejuízos nas estradas de Garruchos
25/05/2017 17:35
Aumento do nível do Rio Uruguai deixa população em alerta
Foto: Alguns dos registros da situação das estradas e imagem do rio Uruguai (Fotos: Francisco Solano Santos Marques)

Os altos índices pluviométricos dos últimos dias causaram seríssimos prejuízos para Garruchos, principalmente, as questões voltadas as estradas. Segundo informações obtidas com Francisco Solano Santos Marques, chefe de ganinete, as estradas estão um caos, incluindo a estrada de acesso ao município e de acordo com as imagens repassadas por ele, registrou-se muitos pontos com alagamentos, atoleiros e em alguns locais o solo cedeu.

Devido a isso aulas foram suspensas, pela inviabilidade dos transportes escolares circularem e a Secretaria de Saúde está realizando somente os deslocamentos para as consultas agendadas que são mais urgentes, ou seja, emergências e internações. A Secretaria de Obras não está dando conta de recuperar os estragos causados pela chuva, por causa das condições do tempo, e de acordo com o chefe de gabinete, está sendo encascalhados os locais onerosos, mas não está sendo obtido resultado positivo porque o barro acaba por encobrir as pedras.

Francisco Solano informou também que a Administração Municipal tentou decretar estado de emergência, mas não foi possível porque não foram contabilizados índices de prejuízos econômicos suficientes.

 
AUMENTO DO NÍVEL DO RIO URUGUAI
Outro fato que está deixando as populações de Garruchos em alerta, principalmente a comunidade ribeirinha é o rio Uruguai, ainda não foi necessário a população deixar as casas, mas o rio chegou a 10 metros acima do nível normal.
 
Conforme a Defesa Civil, a cheia do Rio Uruguai não somente a comunidade garruchense, mas toda a Fronteira Oeste. Nas cidades de São Borja, Itaqui e Uruguaiana algumas famílias foram obrigadas a deixar suas casas, onde o nível do rio tem sido monitorado.
 
Em São Borja, quatro famílias estão fora de casa, e a última medição aponta o Rio Uruguai com 9,56 metros, sendo que acima de 9 metros já representa risco para a população. Duas estradas foram interditadas. Itaqui, sete famílias foram retiradas de casa, e o rio está em 9,17 metros. Já em Uruguaiana, são cinco famílias fora de casa, com o nível do rio estacionado em 8,3 metros. Outras 34 famílias foram afetadas.
 
A principal preocupação é com o fim de semana, quando o Uruguai deve receber a água vinda de rios do Norte e Noroeste do estado, onde os acumulados de chuva foram mais significativos.
 

 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões, com informações do G1

Mais notícias - Geral