Geral
Labovid e STR promoveram palestra sobre “Cardiologia - mitos e vida saudável”
24/05/2017 16:40
Foto: Palestrante respondeu aos questionários do público (Foto: Jéssica Ourique)

Nesta quarta-feira, dia 24, a Farmácia Labovid em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos (STR) realizaram a palestra com o cardiologista de São Luiz Gonzaga Dr. Geisom Juchem.

A palestra foi destinada aos associados do STR teve por objetivo do evento sanar dúvidas e discutir questões voltadas a pressão alta e dores, bem como esclarecer os mitos que percorrem a cardiologia.

Durante a palestra o palestrante apresentou alguns aparelhos antigos e falou sobre a sua evolução, após citou alguns exemplos de mitos. Entre os mitos estavam o conhecido como a pressão se juntar, Geisom esclareceu que a pressão não se junta, pois o coração só funciona porque existe dois índices de pressão. Referente a pressão alta causar dor de cabeça, ele informou que a situação é ao contrário, caso uma pessoa esteja com dor o corpo libera adrenalina que faz com que a pressão aumente. Sobre os índices de pressão baixa, o palestrante informou que estará baixa realmente quando o número for de 9/6 sustentado.

O dito popular “minha pressão sempre foi 12/8” não existe, o que há é uma média, ou seja, a hipertensão arterial oscila a todo momento, e o importante é saber a faixa (média), então a conhecida pressão 12/8, é uma média, esclareceu o doutor. Sobre a necessidade de troca ou aumento de remédio por não fazer efeito, o que realmente acontece é que com o tempo o corpo muda e para algumas pessoas as medicações necessitam ser adaptadas.

Geisom ainda destacou que quando uma pessoa toma remédio e resolve beber bebida alcoólica, significa que a bebida em excesso corta o efeito do remédio, no entanto, quando uma pessoa beber em quantidades moderadas, o remédio deve ser tomado regularmente.

Na parte final da palestra, a temática abordada foram os redutores de riscos, os quais qualquer pessoa pode estudar e conhecer. Os três principais redutores são a genética, controle no consumo de açúcar e a prática de exercícios físicos, - “conhecer o histórico familiar nos permite saber se temos mais ou menos chance de ter alguma doença. O consumo exagerado de açúcar vem gerando a atual epidemia de obesidade e a principal causa de diabetes. Por fim, a prática de exercícios físicos, a qual é comprovada frequentemente seus resultados positivos”, disse o palestrante.

Ao encerrar a palestra foi informado aos associados, que o STR está em negociação, para uma possível parceria com o cardiologista, o que possibilitará descontos em consultas médicas.
 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral