Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
CFR realiza abertura do curso de Planejamento, Execução e Gerenciamento de Atividades Agropecuárias
23/05/2017 10:54
Foto: Cerimônia contou com a presença de educando, autoridades e entidades parceiras (Foto: Rogerio Morais)

Nesta terça-feira, dia 23, a Casa Familiar Rural de Santo Antônio das Missões (CFRSA) em parceria com o Senar, Prefeitura Municipal, Emater, Sicredi, Fetag, Escola Técnica Estadual Achilino de Santis e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região realiza a abertura do curso de Planejamento, Execução e Gerenciamento de Atividades Agropecuárias.

A presidente da CFR Andreia Martins, iniciou as atividades do dia, dando as boas-vindas aos educandos e as autoridades presentes e posteriormente, Agnaldo Barcelos fez seu pronunciamento, apresentou a entidade e explicou sobre o modelo de Pedagogia da Alternância, o qual confere a capacitação, considerando que o período será organizado em uma semana de aula presencial e três semanas de atividades na propriedade.

Na sequência, André Oliveira, técnico da Emater apresentou os temas geradores do capacitação, que são: Família, propriedade, solos, agroecologia, empreendedorismo e desenvolvimento rural, sindicalismo e políticas públicas, cooperativismo, associativismo e produção rural para auto consumo, criações para subsistência familiar, trabalho de estudos a partir dos projetos – agricultura, criações e gestão, visitas nas propriedades rurais e estudos de intercambio, comunicação e expressão, desenvolvimento sustentável e seminário de apresentação do projeto.

Ainda, serão realizado no decorrer do andamento das alternâncias, juntamente com o Senar cursos voltados a Gestão Rural, Implantação de Pomar e Tratos Culturais, Produção de Hortaliças Básico, Manejo de Ovinos, Avicultura – Frango Caipira para corte, Manejo de Forrageiras de Inverno e Verão, Reprodução e Melhoramento Genético de Bovinos de Leite e de Manejo de Vacas Secas e em Lactação.

A formação será realizada em aulas teóricas que acontecerão na sede da Casa Familiar Rural e as atividades à campo, dependerá da decisão do grupo e professores.

A capacitação tem por objetivo a capacitação dos agricultores em geral, em especial, jovens, e visa projetar a propriedade rural de acordo com a aptidão ao sistema produtivo agropecuário.

O público-alvo são jovens e agricultores de qualquer escolaridade ou idade, desde os 14 anos e até o momento conta com vinte e três escritos.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral