Geral
Prefeito Scotto e vereador Carlinhos de Garruchos buscam liberação do Porto
17/05/2017 15:41
Foto: Prefeito e vereador participaram de reunião em Brasília com o ministro Eliseu Padilha e seu secretário (Fotos: Divulgação | Vereador Carlinhos Mattoso)

Na manhã desta quarta-feira, dia 17, participou do Programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões o prefeito de Garruchos Carlos Scotto e o vereador Carlinhos Mattoso. Ambos estão participando da Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Primeiramente o prefeito falou sobre a marcha e depois informou a comunidade sobre a situação da balsa no município, sendo que vários contatos iniciais já foram feitos e está se buscando o passo mais importante que é a liberação do Porto.  – “A partir de agora, eu acho que abre uma nova fronteira pra Garruchos, de nós passarmos de ser fim para ser o começo, nós podemos ser uma passagem pro mundo, digo de forma um pouco emocionado, que nós temos que debater e conversar muito sobre isso, porque Santo Antônio das Missões, a região e o lado do Paraguai também tem interesse”, disse o prefeito.

O vereador Carlinhos relatou como tudo aconteceu para a chegada desse momento, – “na primeira viagem que fizemos, fomos a Porto Xavier, chegando lá com o auditor fiscal da Receita Federal, me disse que não tinha pessoal para Garruchos, aquilo ali me desmotivou um pouco, mas ele me explicou que havia uma brecha porque Porto Vera Cruz e Porto Soberbo hoje funcionam sem Receita Federal e sem o policiamento”, conta.

Então os representantes de governo de Garruchos foram a Porto Vera Cruz em um audiência com o prefeito e pediram informações sobre o funcionamento, – “é uma passagem de veículos, sem fiscalização e cota internacional e pelo uma decisão da Receita funciona. Então vimos uma luz no fim do túnel e questionamos, se existe dois municípios no Rio Grande do Sul que funciona, porque não funcionaria em Garruchos?”, disse Carlinhos.

Posteriormente, os vereadores estiveram Porto Alegre na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e uma equipe se dispôs a ir ao município realizar visita técnica de avaliação, bem como falar como funciona a Antaq. – “Recebemos o parecer favorável, porque quem libera o transporte da balsa, quem vai exercer a função de transportar os veículos e as pessoas é a Antaq, e ele pediu que encaminhe os documentos pra ele que vai nos ajudar”.

A partir desse momento foi buscado informações junto ao Ibama, que pediu que buscasse ajuda em Brasília com o ministro Eliseu Padilha e seu secretário. – “O que temos que fazer agora é achar o interessado a explorar, mandar o pedido para a Antaq em Porto Alegre para protocolar e trazer em mãos, que ele nos leva ao diretor geral aqui para liberação”, informou Carlinhos.

Ambos agradecem ao vereador Orlando Picinin que está apoiando no processo de busca pelo Porto.

EMENDAS PARLAMENTARES
O vereador Carlinhos conseguiu também duas Emendas Parlamentares, uma delas de 140 mil reais do deputado Afonso Motta a qual será discutida com o prefeito para que será destinada, mas a previsão é que seja usada para comprar um van com 15 lugares para a Secretaria de Saúde.
 
A outra emenda foi com o deputado Pompeo de Mattos que para a construção de duas academias ao ar livre, porém Carlinhos afirmou que tentará conquistar mais duas para quase todas as comunidades com academia.
 
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral