Geral
Jeferson Fernandes questiona comandante do Corpo de Bombeiros do RS sobre falta de efetivo e redução no banco de horas dos servidores
12/05/2017 08:12
Foto: O comandante falou sobre as dificuldades para o exercício da profissão (Foto: Eduardo Silveira)
A Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, recebeu, na quinta-feira (11), o comandante geral do Corpo de Bombeiros do RS, coronel Adriano Krukoski Ferreira. O comandante falou sobre as dificuldades para o exercício da profissão e explicou os motivos do fechamento de algumas unidades no interior do Estado. A falta de pessoal é o principal deles.
 
Como membro da Comissão, o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), questionou o comandante sobre a falta de efetivo e a diminuição da distribuição da cota de horas extras dos bombeiros em São Luiz Gonzaga. Jeferson cobrou uma solução mais efetiva para o problema da falta de efetivo na região e disse que essa situação já está colocando em risco a segurança das comunidades locais.
 
Em resposta ao deputado, o coronel Adriano Krukoski salientou que está ciente da situação, e concordou que a falta de efetivo é uma das principais causas para diminuição de horas extras em São Luiz Gonzaga. De acordo com o coronel, a corporação perdeu mais de 400 servidores, entre os anos de 2015 e 2016, e deve reduzir ainda mais neste ano. “Nosso déficit geral é de mais de 2 mil homens. Hoje nós temos 2602 servidores no Corpo de Bombeiros, o previsto é de 4800 para atender todo Estado”, admitiu Krukoski.
 
De acordo com Jeferson Fernandes o modelo de gestão do governador Sartori, que prioriza o Estado mínimo, com demissão de servidores é o que leva a essa situação. Segundo o deputado enquanto isso não for resolvido, o problema deve permanecer. "A política redução do Estado implementada por Sartori vem causando problemas para toda a população gaúcha, inclusive pondo vidas em risco, quando o que está em jogo é a segurança pública, a saúde, ou o risco de incêndios ocorrerem sem que haja atendimento. Isso não pode continuar", frisou.
 
O comandante geral assumiu um compromisso de enviar uma parte dos novos alunos que estão em formação para aumentar o efetivo dos bombeiros em São Luiz Gonzaga.
 
ATENDIMENTO REGULAR NO MÊS DE MAIO
Segundo informações obtidas com o gabinete do deputado na manhã desta sexta-feira, o atendimento no Corpo de Bombeiros será realizado durante todo o mês de maio e a ordem é que a Unidade preste atendimento diário com três servidores.

 

Em conversa com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Sargento Alberto Botezeli, ele confirmou o atendimento regular durante o mês e informou que não haverá atendimento somente no dia 31. Ele ainda destacou que o atendimento somente vai ser possível porque foi baixado o número de efetivos diários, porém considerou que ao diminuir o efetivo dificulta também o atendimento.
 

Autor: Eduardo Silveira

Fonte: Gabinete Jeferson Fernandes (PT)

Mais notícias - Geral