Geral
1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher está sendo realizada hoje em Santo Antônio das Missões
10/05/2017 09:43
Foto: Evento contará com duas palestras e elaboração de propostas de discussão (Foto: Rogerio Morais)

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, através da Secretaria Municipal da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realiza hoje, dia 10, no Salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres.

O objetivo principal da 1ª Conferência Municipal será Formação das Políticas Públicas Estaduais da Saúde da Mulher, a partir do tema central do evento é “Saúde da Mulher: Desafios para integralidade com equidade”.

Em entrevista, a psicóloga Rozelane Morais explicou que as discussões acerca do tema é devido ainda existir é enfrentado desafios quanto a integralidade, cuidado e a saúde das mulheres, - “sabemos que a algumas décadas o cuidado se restringia ao cuidado materno infantil, então, mulheres eram atendidas no sistema de saúde, quando estivessem grávidas ou cuidando de seus bebês recém nascidos. Hoje sabemos que saúde envolve muito mais que o materno infantil e a ausência de doenças, a saúde inclusive tem a ver com o enfrentamento as violências, opressões, feminicídio”, disse.

Após a abertura serão apresentadas duas palestras, uma delas sobre a saúde das mulheres, peculiaridades no agravo a doença, diferenças em função do gênero, tratamento e em diversas formas de violência, de trabalho e a outra é sobre a Lei Maria da Penha.

A partir da Conferência Municipal sairão delegações e demandas que serão levadas as Conferências Estaduais e Federais.  – “Hoje está acontecendo aqui, em junho iremos para o Estado. O delegados escolhidos hoje, vamos deliberar pela parte da tarde sobre assuntos que precisam ser levados a Conferência Estadual”, afirmou Rozelane. 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral