Geral
Santo Antônio das Missões, Garruchos e Itacurubi: Dia D de Vacinação contra a gripe ocorre neste sábado
10/05/2017 09:09
Foto: A vacinação é para os grupos prioritários e segue até o dia 26 de maio (Foto: Reprodução | Internet)
A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio das Missões vem realizando a vacinação contra a gripe A desde o dia 10 de abril e seguirá até o dia 26 de maio. Em Garruchos a vacinação iniciou no dia 26 de abril e segue até o dia 20 de maio. O município de Itacurubi também iniciou a vacinação no dia 10 de abril e segue até o final deste mês.
 
A vacinação é para os grupos prioritários, que são: pessoas acima dos 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, indígenas aldeados, profissionais da saúde e puérperas até 45 dias. Pessoas que sofrem de doenças crônicas também poderão receber as doses sob prévia recomendação médica.
 
Após a confirmação de duas mortes no Estado do Rio Grande do Sul pela gripe e a divulgação da Secretaria Estadual da Saúde que cenário de vacinação está abaixo da meta projetada, conversamos com a responsável pela Sala de Vacinas, Ivone Helgueira, do município de Santo Antônio das Missões para conferir o andamento da campanha. Ela relatou que o município tem a previsão de vacinar cerca de 4.000 pessoas e até o momento já foram vacinadas mais de 2.000.
 
De acordo com a enfermeira responsável técnica Paula Martins, o município de Garruchos tem por objetivo vacinar um total de 870 pessoas e até nesta semana o número de pessoas vacinadas já passa de 500.
 
Conforme Keli Freitas, responsável pela Sala de Vacinas de Itacurubi, o município recebeu 900 doses da vacina e até o momento foram vacinadas cerca de 50% da população, ou seja, aproximadamente 450 pessoas.
 
Com o objetivo de ampliar os índices de imunização, os municípios estarão realizando neste sábado, dia 13, o dia D de vacinação. Em Santo Antônio será no Posto Central e nos ESF’s, Vô Matilde e Joner Pereira, das 8h às 17h.
 
Em Garruchos a vacinação ocorrerá das 8h às 15h no Posto Central, ou seja, no ESF 1 e em Itacurubi será das 8h às 17h na Unidade Básica de Saúde. 
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral