Geral
Apresentado em reunião da AMM o projeto da Ponte Monumento
09/05/2017 10:58
No evento foi formada oficialmente a Comissão Mista Binacional Pró Ponte Porto Xavier/San Javier

Mesmo que a luta pela construção da ponte Porto Xavier (Brasil) - San Javier (Argentina) venha se prolongando há mais de 40 anos, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) não vai desistir deste pleito, por vários motívos. Primeiro, que já foi comprovado nos estudos do Dnit e reiterado pelo ministro dos Transportes, que técnica e economicamente estas duas localidades são as mais viáveis para receber o empreendimento; segundo, que a cada dia mais lideranças, comunidades e forças empresáriais dos dois países estão somando esforços e trabalhando ações conjuntas; terceiro, está sendo desenvolvido o projeto de uma nova concepção da ponte, para tansformá-la em monumento histórico com inserção de símbolos missioneiros.

 
HOMENAGEM AO PAPA FRANCISCO
O novo conceito da obra, agora concebida como Ponte Monumento, foi explanado pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, durante assembleia da AMM, que ocorreu no último dia 5, na Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo. Kaiser destacou ainda que a ponte deverá levar o nome de Papa Francisco.
 
No mesmo dia, foi formada oficialmente a Comissão Mista Binancional Pró Ponte Porto Xavier/San Javier, integrada por representantes da região das Missões/Brasil e de Misiones/Argentina. "O objetivo desta comissão é fortalecer nosso trabalho junto às autoridades federais dos dois países, em defesa da viabilização desta ponte. Inclusive para nos certificarmos do comprometimento do lado argentino", salientou Sartori, se referindo ao fato de que em audiência realizada no mês de março deste ano em Brasília, o ministro dos Transportes sinalizou que o governo da Argentina não teria a ponte internacional como demanda prioritária.
 
O intendente de San Javier, Enio lemes, acompanhado de diversos intendentes de Misiones/AR, esteve presente e renovou seu empenho e confiança na consolidação desta luta pela ponte internacional Porto Xavier/San Javier. O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM) e prefeito de Coronel Barros, Edson Arn, também fez questão de declarar pessoalmente o apoio formal a esta reivindicação, em nome dos 11 municípios da AMUPLAM.
 
50 ANOS
Diversos temas relevantes para os 26 municípios missioneiros foram discutidos na reunião da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões). Entre eles, a retomada dos voos no aeroporto de Santo Ângelo a partir do próximo dia 3 de julho; efetivo da Brigada Militar na região; cirurgias e partos regionais no hospital Santo Ângelo, e os preparativos para o cinquentenário da AMM, comemorado dia 27 deste mês, quando serão realizadas eventos e homenagens na região, com a presença de ex-presidentes da Associação, e também um grande expediente na Assembleia Legislativa. Este último está sendo organizado pelo deputado estadual Eduardo Loureiro, que por duas vezes presidiu a Associação.
 
O presidente da Federação das Indústrias do RS, Heitor José Müller, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André José Kryszczun, presidente da Comissão Empresarial Pró-Ponte, Wilson Pippi; prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais, imprensa, vereadores, presidente e soberanas da Fenamilho e da Polfest, entre outros, participaram do encontro mensal da AMM, que foi coordenado pelo dirigente da
Associação, Brasil Antonio Sartori, com o apoio do prefeito anfitrião, Jacques Barbosa.
 
COMISSÃO MISTA BINACIONAL PRÓ PONTE PORTO XAVIER/SANJAVIER:
BRASILEIROS:
Presidente - Vilmar Kaiser – Prefeito de Porto Xavier;
Brasil Antonio Sartori – Prefeito de Entre-Ijuís;
Ricardo Klein – Prefeito de São Nicolau;
Ovidio Kaiser – Secretário e Coordenador;
Wilson Pippi – Empresário;
Eleonor Becker - Empresário;
Edison Osvaldo Arn – Presidente da Amuplam;
Eduardo Loureiro – Deputado estadual;
ARGENTINOS:
Enio Lemes – Intendente de San Javier;
Hugo Gomes – Secretário de Relações Institucionais de San Javier;
Pablo Castro – Intendente de Santa Ana;
Diego Sartori – Intendente de LeandroAlem;
José Alves – Intendente de Itacaruaré;
Rosario Becker – Intendente Dos Arroyos;
José Schiro – Intendente de Bomplan;
Sérgio Kuchicin – Intendente de Gobernador Lopez;
 

 

Autor: Karin Schmidt

Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Mais notícias - Geral