Geral
Realizada a 1° Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Garruchos
28/04/2017 13:42
Foto: A 1° Conferência Municipal de Saúde de Garruchos teve um grande público (Fotos: Divulgação | Secretaria de Saúde)

Na quinta-feira, dia 27, ocorreu a 1° Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Garruchos, tal programação veio de encontro a proposta do Estado para a realização da conferência Estadual. O evento visou a discussão da política nacional de saúde da mulher, na qual a partir dela elencam-se propostas para melhorias desta política nos três níveis de governo.

A  1° Conferência Municipal de Saúde de Garruchos teve um grande público, contou com a participação de entidades, autoridades municipais e principalmente de mulheres integrantes da comunidade Garruchense da cidade e do interior. Além de apresentação artística do ballet e de atividade laboral , aconteceu a palestra com um dos médicos do município que abordou a situação de saúde local nos últimos anos, sobre as doenças que mais acometem as mulheres e as principais causas de internação, destacando doenças cardíacas, neoplasias e doenças do sistema digestivo e nervoso, sendo de maior incidência as mulheres a partir dos 40 anos.

Após um almoço na própria câmara de vereadores os participantes se reuniram em grupo para discutir os eixos temáticos da saúde da mulher para selecionarem propostas para a melhoria deste acesso e atendimento.  Ao final após a votação das propostas as quais foram relacionadas  com a efetivação e ampliação dos serviços de média e alta complexidade -  obrigações do Estado, foram a partir daí escolhidos os 4 delegados, 2 representantes da saúde e 2 usuários os quais representarão e defenderão as propostas do município na conferência Estadual, a qual se realizará em junho em Porto Alegre.

A  1° Conferência Municipal de Saúde de Garruchos foi um evento realizado pela secretaria municipal de saúde e assistência social com total envolvimento do conselho municipal de saúde e auxilio de uma comissão específica.

A SMSAS agradece o envolvimento, presença e colaboração de todos, além de parabenizar as mulheres do município pelas discussões e reivindicações levantadas e que serão buscadas para a melhoria da saúde da comunidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Garruchos

Mais notícias - Geral