Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Elton Weber participou do programa Conversa Aberta desta quarta-feira
19/04/2017 11:29
Foto: Deputado Estadual abordou sobre vários assuntos durante a entrevista (Foto: Reprodução | Internet)
Nesta quarta-feira, dia 19, participou do programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões, 89,1 FM o deputado estadual Elton Weber (PSB) e falou sobre o jogo Baleia Azul, projeto que revoga o sistema de aposentadoria especial dos deputados estaduais do Rio Grande do Sul, projeto que proíbe o corte de energia elétrica e água em finais de semana e feriado por inadimplência e andamento das reformas previdenciárias e trabalhistas e privatização do Banrisul.
 
Referente ao jogo Baleia Azul, Elton evidenciou questões voltadas à internet, que além de ser um ferramenta de trabalho e de comunicação, mas considerou que falta legislação e regras sobre este serviço, – “estamos muito mal de legislação e regras sobre as atividades e o serviço da internet, porque o que está acontecendo com aos nossos jovens, pessoas estão se matando, sendo influenciadas, isso virou um vício para alguns, e acho que nós como sociedade devemos debater sobre o assunto e ter penalidades para quem coloca esses programas e sites no ar, porque isso, com certeza está prejudicando a nossa geração”.
 
Ele também respondeu questionamentos o projeto que revoga o sistema de aposentadoria especial dos deputados estaduais do Rio Grande do Sul, do qual é relator e explicou que o Projeto de Lei trata sobre extinguir a previdência específica para deputados estaduais que foi aprovada em 2013-2014, onde cria um fundo específico para previdência de deputados estaduais.  – “Eu não aderi a este plano de previdência, porque eu pessoalmente e no mérito concordo com a proposta também, de que a previdência ou o sistema de previdência no pais deveria ser um só, o INSS, que é para todos, e não precisaria ter nenhuma outra atividade previdência específica comtemplando diferente do que no INSS. Elton irá relatar o Projeto de Lei e a previsão que até início de maio, seja apresentado à Comissão de Justiça e depois disso deverá ir a plenário. – “INSS para todos, e quem quer receber mais que isto, então deveríamos ter uma previdência complementar privada, para quem quiser pagá-la do seu bolso”, afirmou.
 
Sobre o projeto que proíbe o corte de energia elétrica e água em finais de semana e feriado por inadimplência, o deputado informou que foi protocolado e está tramitando na Assembleia Legislativa, conta com o relatório de constitucionalidade em andamento. O Projeto de Lei visa mudar a regra de que nas sextas-feiras, anterior ao final de semana e 24 horas antes do feriado não possa haver corte de energia elétrica e água nas residências, seja na área urbana ou na área rural, – “o objetivo é que fique preservado esse serviço básico para todas as famílias, então 24h antes dos finais de semana e de feriados, não poderia ser feito o corte, nos demais dias, se tiver problemas, poderá ser feito o corte. Porque temos notado que muitas vezes, as contas não chegam, ou por algum atraso, o sistema muitas vezes não baixa que o débito está em aberto e é feito o corte, e por isso, segundo relatos de algumas pessoas, passaram o final de semana sem estes serviços”, disse Elton.
 
Sobre o andamento das reformas previdenciárias e trabalhistas e privatização do Banrisul, ele esclareceu que as propostas ainda não votadas do pacote ou projetos enviado pelo governo, estão parados, ou seja, não estão sendo votados. Sobre a questão do Banrisul ou demais questões de empresas do Estado, Elton afirmou não ser contrário que seja discutido, porém existe na legislação do Estado que quando se quiser vender patrimônio público tem que ser consultado a população através de plebiscito.
 

    

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral