Geral
Coordenadores Regionais dos STR's participaram de Capacitação sobre Habitação Rural
18/04/2017 08:26
Foto: Durante o treinamento foram apresentadas as metodologias e os formulários (Foto: Reprodução | Facebook STR Sam e Garruchos)

O Programa Nacional de Habitação Rural – Fase III – reiniciou em uma nova modalidade no Ministério das Cidades. A Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), da FETAG, já se habilitou para enfrentar o novo desafio, que vai se materializar através de propostas.

Diante deste novo contexto, os coordenadores regionais deliberaram pela realização de um treinamento na segunda-feira, dia 17, na sede da Federação, na Capital, para conhecer a metodologia e os formulários para que todos os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais tenham oportunidade de encaminhar as propostas de seus associados. O prazo desta etapa encerra em 28 de abril. 

O presidente da COOHAF, Juarez da Rosa Cândido, adianta que o Ministério das Cidades é o responsável pela seleção das propostas, cabendo à cooperativa o passo seguinte, ou seja, elaborar os projetos e, em seguida, encaminhar para contratação. Ele explica que a prioridade será dada aos grupos que já estão aguardando. Em relação aos sindicatos que ficaram de fora naquele primeiro momento e que estão com grupos elaborados, agora poderão encaminhar. “Não sabemos quem o Ministério selecionará, porém a COOHAF foi habilitada para 500 unidades por lote, cota máxima estipulada pelo programa em função da pontuação recebida pela cooperativa. Construídas as 500, seremos habilitados a um número maior e daí para frente, à medida que vamos executando as obras”, observa.

Juarez explica que a COOHAF encaminhará o maior volume possível de propostas para serem analisadas, o que dará chances iguais a todos os STR`s. “Estimamos enviar cerca de mil propostas, pois além do processo ser novo o tempo é curto, isto é, temos apenas oito dias úteis até o final do mês. Por isso, os STR`s estão aqui para tomar conhecimento do processo de encaminhamento das propostas”, completou.

 

NO MUNICÍPIO

Coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos também estiveram presentes da Capacitação.

 

Fonte: Fetag

Mais notícias - Geral