Geral
Valdir Robalo afirmou que a recuperação no espaço em frente a Câmara depende de laudo técnico sobre a condição da figueira
12/04/2017 16:22
Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões foi entrevistado nesta manhã no Conversa Aberta
Foto: Entrevista tratou de assuntos relacionados as ações de Valdir Robalo na presidência do Legislativo (Foto: Rogerio Morais)

 Na manhã desta quarta-feira (12) em entrevista o presidente da Câmara de vereadores Valdir Lopes Robalo (PDT) falou sobre assuntos relacionados ao desempenho de sua função a frente do Poder Legislativo.

 
Entre os temas abordados no Programa Conversa esteve a situação do Largo Evangelista Helgueira localizado junto a Figueira Centenária, ponto turístico da cidade, que recentemente havia sido revitalizado e que teve grandes avarias na estrutura com a queda da parte dos galhos da arvore símbolo na noite do dia 31 de dezembro.
 
Segundo Valdir, logo após a queda dos galhos e a sua retirada foi solicitado ao Prefeito municipal Puranci Barcelos informações do que estaria sendo feito em relação a figueira, pois é do entendimento do vereador que as condições e o porte da árvore não é seguro a permanência no local, e que a recuperação do Largo depende de um laudo técnico que ateste a segurança do local.
 
O assessor jurídico Gustavo Bressan da Silveira afirmou que após a queda de parte da copa da figueira que danificou o gradil, as mesas e bancos o espaço público mantido pela Câmara de vereadores está em desuso. Disse ainda que o controle interno solicitou informações sobre quais providências estariam sendo tomadas pelo Legislativo em relação a recuperação do local, diante disso o presidente Valdir Robalo solicitou um laudo técnico esclarecendo a situação da figueira, se ainda ofereceria risco de queda de galhos. A informação é que a prefeitura contratou um engenheiro florestal para realizar estudo e emitir o laudo. Extraoficialmente a notícia é que este laudo já teria sido entregue ao Executivo, no entanto a Câmara não recebeu nenhuma informação oficial.
 
Gustavo disse que somente a partir deste estudo técnico é que será realizado o trabalho de recuperação, no entanto ele projeta ser necessária uma poda nos galhos mais pesados e ainda não descarta a retirada da figueira, que apesar de ser um tema bastante delicado não pode ser desconsiderado, pelo bem da segurança.
 
Perguntado sobre o prazo para o início da recuperação, na hipótese de ser garantida tecnicamente a segurança do local, o presidente afirmou que terá início imediatamente a entrega do laudo, portanto é possível que já na próxima semana iniciem os trabalhos.
 
Outros assuntos tratados durante a entrevista, como diárias, contratos de cargos de confiança e medidas de economia na Câmara de Vereadores estarão nas páginas do Jornal Fronteira Missões deste sábado.
 
 

Autor: Rogerio de Santis Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral