Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Na tribuna do Legislativo o presidente do Simusam demonstrou preocupação com o FAPS
04/04/2017 17:45
Na Câmara de vereadores Adão Neuri Campos falou sobre a importância de concurso para equilibrar o Fundo de Aposentadoria dos servidores públicos
Foto: Mano Campos afirmou que enviou oficio solicitando a realização de concurso público (Foto: Arquivo/GFM)

 Após a convocação feita através de requerimento dos vereadores Alberto dos Santos Oliveira (PSB), Mario Nelson Escobar (PSB) e Paulo César Pedroso (PT) o presidente do Sindicato dos Municipários de Santo Antônio das Missões – Simusam, Adão Neuri Campos participou da sessão ordinária desta segunda-feira (03). Segundo os vereadores a intenção da convocação seria para evidenciar as ações do sindicato em defesa dos servidores municipais, especialmente em relação a possível realização de concurso público como forma de fortalecer o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor FAPS.

 
Mano, como é conhecido o presidente do Simusan, afirmou que a posição do sindicato em relação a realização de concurso público é totalmente favorável, e para isso a entidade de classe enviou em novembro de 2016 um oficio ao prefeito no qual era manifestada a preocupação em relação as dificuldades do Fundo.
 
No texto foi apresentado aspectos financeiros nos quais fica comprovado que atualmente o índice de receita se equipara à despesa e que isto está comprometendo de forma preocupante o futuro do FAPS. E por isso se tornou urgente a realização de concurso e a contratação de efetivos no quadro do funcionalismo. Em números aproximados Mano afirmou que dos 600 servidores públicos em torno de 50% contribuem e é um número que não possibilita nenhum tipo de projeção positiva devido a previsão de aposentadorias para os próximos meses.
 
O vereador Antônio Rui Pereira Goulart (PDT) questionou se após o envio do documento cobrando do prefeito a realização de concurso haveria sido entregue resposta ao Simusam por parte do Executivo municipal, ao receber a informação que não houve manifestação à respeito do documento, criticou a postura do prefeito. Já o vereador Paulo César Pedroso lembrou que a sua posição contrária as matérias que tratam de reiteradas contratações emergenciais e renovações de contratos são adotadas pela preocupação em relação ao FAPS e a necessidade de adotar concursos públicos como forma de oportunizar a todos o ingresso ao quadro de funcionários municipais.
 
Mario Nelson Escobar apresentou números preocupantes, segundo o vereador e servidor público hoje 158 aposentados geram uma despesa de R$ 356 mil reais por mês e 27 pensionistas que recebem um pouco mais de R$ 50 mil este valor representa mais de 400 mil reais e se não houver ingresso de servidores contribuintes o fundo de aposentadoria entrará em colapso em pouco tempo.
 
O Vereador Vinetom Oliveira(PP), afirmou que em conversa com o prefeito Puranci Barcelos ele demonstrou preocupação e disse que já solicitou informações das secretárias visando a realização de concurso público conforme o programa de governo prevê. Leandro Nunes (PP) sugeriu que o prefeito, após o movimento iniciado pela convocação do presidente do Simusam, o prefeito realize uma visita à Câmara de Vereadores durante uma sessão para esclarecer sobre a realização do Concurso Público.
 
 

Autor: Rogerio de Santis Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral