Geral
Coopatrigo participou de intercâmbio no Japão
03/04/2017 10:59
Foto: O intercâmbio foi entre os dias 17 e 27 de março, para ampliar conhecimentos sobre esta empresa e também sobre os seus principais acionistas (Foto: Divulgação | Coopatrigo)

A convite da Ihara, empresa do ramo agroquímico no Brasil, a Coopatrigo representada pelo Eng. Agr. Marcos Aurélio Pilecco e representantes de outras 11 cooperativas do Brasil e mais 2 empresários rurais estiveram em viagem ao Japão entre os dias 17 e 27 de março, para ampliar conhecimentos sobre esta empresa e também sobre os seus principais acionistas. A IHARA possui como principais acionistas a NISSO; KUMIAI CHEMICAL; SUMITOMO CORPORATION; MITSUI CHEMICALS; SUMITOMO CHEMICAL; MITSUBISHI CORPORATION e NISSAN CHEMICAL.

Segundo Marcos Pilecco o grupo foi recebido por representantes de todas as empresas (Presidentes e /ou Diretores), na matriz da Sumitomo, Kumiai e Nissan. Foram feitas visitas a dois centros de pesquisas da Nisso e Nissan, para verificar quais os procedimentos e testes dos produtos à serem lançados no mercado, bem como os já existentes como padrão de referência.

O grupo também esteve em um Centro de Distribuição de agroquímicos – Kurihara Bentendo, para verificar sua logística, organização, depósito e maneira de distribuição destes produtos até as empresas que vendem aos agricultores.

Por último foi feita uma visita a uma empresa que revende os produtos para verificar como são atendidos os agricultores, sua logística e depósitos. O Engenheiro Agrônomo da Coopatrigo registrou que lá as vendas são realizadas de forma diferente: “ Vimos algo impressionante, onde os agroquímicos são vendidos nas prateleiras da empresa com acesso a todas as pessoas e não existe a obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias dos agroquímicos por parte dos agricultores”.

Marcos Pilecco ainda registrou que ficou muito impressionado com este intercâmbio pois trata-se de uma cultura totalmente diferente da nossa. Registou que no Japão, o número de famílias de agricultores diminuiu 20% nos últimos 5 anos; a idade média dos agricultores é de 66,31 anos; área média de 2,5 hectares por propriedade; renda de aproximadamente US$ 10.000,00 dólares por família e recebem ajuda do governo de mais US$ 11.000,00 para complementar a renda e a sua sobrevivência. Atualmente está acontecendo a volta de pessoas da cidade que ainda tem um vínculo com o meio rural, que já se aposentaram na cidade, para ir trabalhar na agricultura.

Junto com o grupo de convidados, viajaram também três representantes da IHARA, seu vice-presidente José Gonçalves do Amaral, o Diretor de Marketing Afonso Henrique de Matos e o Diretor Administrativo Milton Ossamu Hiramoto; aos quais é feito um agradecimento especial pela receptividade e atenção.

O representante da Coopatrigo valorizou bastante este intercâmbio dizendo que: “A humildade e simplicidade de todos os Diretores das empresas japonesas que nos receberam é fantástica e impressionante”.

 

Fonte: Coopatrigo

Mais notícias - Geral