Geral
Fiscalização Agropecuária em Santiago apreende leite transportado de forma irregular
30/03/2017 08:20
Foto: A temperatura do leite estava em 15,5ºC, mais de 50% do limite permitido que é 10ºC (Foto: Divulgação | 17ª Supervisão Regional de Agricultura)

Na quinta-feira, dia 23, uma fiscalização da Secretária Estadual da Agricultura realizada nas imediações de Santiago, com apoio da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, resultou na apreensão de leite transportado de forma irregular. O caminhão que transportava o produto não possuía sistema de refrigeração. A ação foi coordenada pela 17ª Supervisão Regional de Agricultura, sediada em São Luiz Gonzaga.

 
O leite, que não teve a marca divulgada já que a irregularidade ocorreu por imprudência da transportadora e não por conta da fábrica, estava com temperatura de 15,5ºC, mais de 50% do limite permitido que é 10ºC, no caso de leite pasteurizado. O produto foi apreendido e inutilizado e a empresa que fazia o transporte foi autuada por infração.

De acordo com o Supervisor Regional de Agricultura, Alonso Andrade, produtos como esse iriam para o consumidor final, muitas vezes servindo de fonte alimentar para idosos e crianças, colocando em risco a saúde deles. - "Tivemos a felicidade de impedir a chegada desse produto às gondolas de supermercados que, pelas condições flagradas na operação de fiscalização, poderia alcançar, facilmente, os 35ºC, causando sérios riscos à saúde humana".

Ainda, segundo Alonso, - "operações como essa realizada em Santiago serão cada vez mais rotineiras na região para garantir que produtos e subprodutos de origem animal cheguem às nossas mesas sem nenhum problema sanitário, preservando assim a saúde dos consumidores".

Durante a operação em Santiago, os fiscais e técnicos agropecuários inspecionaram vários veículos. Em 21 veículos, ocorreu inspeção completa para garantir que o transporte estava correto e os alimentos em condições de consumo. 
 
Novas ações já estão previstas na região de abrangência da 17ª Supervisão Regional, composta por 28 municípios.
 

Fonte: Blog Rafael Nemitz

Mais notícias - Geral