Geral
União São-luizense dos Policiais Civis participou de provas do Tiro Prático
21/03/2017 16:53
Foto: Provas foram realizadas na Regional de Rosário do Sul (Foto: Arquivo Pessoal | Anderson Balbé)
No último domingo, dia 19, a equipe da União São-luizense dos Policiais Civis (USAPOC) participou da IPSC de precisão e saque rápido na Regional de Rosário do Sul, ou seja, modalidade de prova com arma curta, em especial a pistola, em que o atirador “resolve” várias pistas (stages) em situações práticas onde uma arma de fogo poderia ser utilizada para resolvê-las, atirando parado ou em movimento, transpondo obstáculos, através de janelas e portas, sob ou sobre anteparos, barricadas, usando enfim variadas posições de tiro, com velocidade e sem descurar da precisão. A prova faz parte das atividades dos praticantes de Tiro Esportivo e/ou Tiro Prático, um esporte que requer precisão e velocidade em atirar com uma arma.
Essa prática do esporte requer treinamento e é necessário o uso de equipamentos como o óculos protetor. Além dos óculos, o atirador deve usar um colete para guardar sua munição e um tampão nos ouvidos. A concentração e a precisão são essenciais para a prática do tiro esportivo.
 
Na Regional de Tiro, as categorias desta modalidade são as seguintes: Damas; Open; Standard; Production; Classic; Revolver; IPSC Light A; IPSC Light B; IPSC Light Iniciantes; Porte Funcional.
 
São quatro as categorias do Tiro de Rifle: Rifle Cano Pesado; Rifle Cano Leve, Rifle Esportivo e Rifle Mira Aberta.
 
No âmbito da FGTP, está prevista a prática de outras modalidades que, oportunamente, poderão ser incluídas em competições oficiais. São elas: Desafio do Aço; NRA; Saque Rápido; Shot Gun; Silhuetas Metálicas.
 
O santo-antoniense Anderson Balbé, um dos integrantes da equipe relata que participa desde o ano de 2016 em três provas, mas dentre a equipe tem vários atiradores em categorias distintas. – “Eu entrei como associado da USAPOC para tirar meu certificado de registro junto ao Exército Brasileiro para a caça de javali, e fui convidado pelos atiradores mais antigo a fazer parte da equipe de tiro, então entrei na esquipe ano passado. Participo na categoria revólver, de pistola, 380 no saque rápido e com rifle calibre 22 no tiro de precisão a 50m, mira aberta e fechada”.
 
Ele ainda destacou que – “é um esporte que exige muita concentração, precisão e rapidez naqueles 40 segundos, você não pensa em nada, e sim em resolver a pista no menor tempo possível e com muita precisão”.
 
Confira na imagem abaixo o calendário das próximas provas do Tiro Esportivo. 
 
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões com informações Regional de Tiro

Mais notícias - Geral