Geral
Mais de 200 focos do Aedes aegypti foram identificados neste ano em São Borja
20/03/2017 08:55
Foto: O trabalho de controle por agentes de endemias seguirá em caráter permanente (Foto: Arquivo | Rádio Cultura)

Até a última sexta-feira, dia 17, São Borja contabilizou 245 casos de focos de larvas de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O número de focos, porém, deve ser maior, pois materiais coletados esperam por laudos do Laboratório Central do Estado – Lacen.

Isso acontece por que exames feitos na cidade por técnico em formação são submetidos a contraprova no laboratório central. O laboratório da Secretaria da Saúde em São Borja segue operando normalmente, por enquanto com uma técnica credenciada.

Vão mudar as regras em relação a anúncios relativos à ocorrências de larvas e do mosquito Aedes aegypti no país. O trabalho de controle por agentes de endemias seguirá em caráter permanente, mas a divulgação dos números passa a ocorrer somente duas vezes por ano.

Será por ocasião do Levantamento de Índice Rápido – LIRA, segundo orientação do Ministério da Saúde. Esse levantamento é feito por amostragem e normalmente acontece em março e novembro na região Sul do país.

Em São Borja o primeiro levantamento deste ano por amostragem será na próxima semana, informa a Secretaria da Saúde.

 

Fonte: Rádio Cultura

Mais notícias - Geral