Geral
Apresentados resultados do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar na Expodireto
10/03/2017 14:47
Foto: O encontro ocorreu na quinta-feira, em Não-Me-Toque (Foto: Divulgação | Emater/RS-Ascar)

Detalhes do Programa que beneficia 10 mil famílias ao ano no Rio Grande do Sul foram discutidos na quinta-feira, dia 9, em Não-Me-Toque, durante a Expodireto. Lançado em junho do ano passado pelo governador José Ivo Sartori, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar será desenvolvido no Estado até o final de 2019. “O Programa de Gestão foi implementado numa ação da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e Emater, com intuito de acompanhar mais de perto indicadores econômicos sociais, e ambientais das propriedades, visando maximização do uso dos recursos disponíveis”, explicou o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

O encontro da quinta-feira, em Não-Me-Toque, foi prestigiado pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Não-Me-Toque, Pedro Nienow, e Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto.  

- “Eu sei que a Emater sempre trabalhou, ao longo destes 61 anos, com Assistência Técnica e Extensão Rural”, disse o secretário da SDR, Tarcísio Minetto. Contudo, Minetto destacou o atual foco do Programa. “Quando se fala em gestão sustentável, está se levando em conta, primeiro, a sustentabilidade sob o ponto de vista financeiro e econômico. O empreendimento tem que dar retorno sob o ponto de vista econômico e financeiro, respeitando a natureza, o meio ambiente”, disse.

O coordenador estadual do Programa, extensionista da Emater/RS-Ascar Célio Colle, explicou como funcionam as quatro etapas do Gestão. “Conhecer o programa, elaborar um diagnóstico socioeconômico e ambiental, elaborar um Plano de Gestão e, por último, executar esse Plano”, disse Colle. 

 

O PROGRAMA EM SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES

O Programa visa analisar as propriedades rurais de forma socioeconômica e ambiental, observando com visão sistêmica, para buscar uma melhor gestão das mesmas de maneira a projetar as atividades produtivas para os próximos anos.

No entanto, a unidade da Emater de Santo Antônio das Missões também vinha desenvolvendo esse programa no município, com quatorze propriedades com produção da agricultura familiar no ano de 2016, que segue neste ano e ainda tem como meta a implantação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar em outras propriedades rurais.

 

Fonte: Grupo Fronteira Missões com informações da Emater

Mais notícias - Geral