Geral
Apicultores de Santo Antônio das Missões visitaram Casa do Mel de Horizontina
10/03/2017 14:44
Foto: Atualmente a Apimissões conta com 13 famílias de apicultores associadas (Foto: Divulgação | Emater)

Apicultores de Santo Antônio das Missões, associados à Associação Apícola do Pampa Missioneiro (Apimissões) visitaram, na última quarta-feira, dia 8, a Casa do Mel da Associação dos Apicultores de Horizontina (Apihomel). O objetivo da visita foi conhecer a experiência dos apicultores de Horizontina na construção e adequação das instalações ao Selo de Inspeção Federal (SIF). Por meio desse selo é possível envazar e distribuir mel em todo o território nacional, bem como exportá-lo para outros países.

Participaram da visita o prefeito, Puranci Barcelos, o secretário da agricultura, Felisberto Ferreira, e os assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar Jorge Lunardi e Lizete Primaz, além do engenheiro agrônomo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio das Missões, André de Oliveira.

O município de Santo Antônio das Missões está inserido na área do Bioma Pampa, o que lhe confere vastas extensões de áreas de campo e mata nativa. Segundo André de Oliveira, nessas áreas de vegetação nativa os solos são em sua maioria classificados como Neossolos, ou seja, solos rasos com altas limitações para o avanço de lavouras anuais como a soja, milho e trigo. Essa condição edáfica cria um cenário extremamente favorável para o desenvolvimento da apicultura no município, pois os campos e a vegetação arbustiva oferecem uma vasta disponibilidade de pastagem apícola, com floradas durante boa parte do ano e sem o risco de contaminação do mel por agrotóxicos, conferindo uma característica intrínseca ao mel produzido nas regiões do pampa missioneiro.

Atualmente a Apimissões conta com 13 famílias de apicultores associadas. Um dos objetivos da associação é construir uma Casa do Mel conforme as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conquistar o SIF.

 

Fonte: Emater/RS-Ascar

Mais notícias - Geral