Geral
Resumo de todas as mudanças da aplicação do Enem para o ano de 2017
09/03/2017 16:01
Foto: Provas serão em dois domingos seguidos (Foto: Ricardo Matsukawa)

O Ministério da Educação anunciou na manhã de hoje uma série de mudanças na aplicação do Enem 2017.  A principal delas é que, a partir desta edição, a prova será feita em dois domingos consecutivos e não mais em um final de semana.

A medida favorece os candidatos que, por motivos religiosos, não podem fazer uma atividade produtiva até o início da noite de sábado. Até o ano passado, os sabatistas – como são chamados – ficavam mais de 5 horas confinados até o início da prova após o pôr do sol.
 
Veja um resumo de todas as mudanças do Enem 2017:
Quando serão as provas?
Na edição deste ano, o exame será aplicado em dois domingos – nos dias 5 e 12 de novembro de 2017.
O primeiro domingo, 5 de novembro, será dedicado para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. Terá duração de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, 12 de novembro, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Terá duração de 4 horas e 30 minutos.
 
O Enem vai servir como certificado para o Ensino Médio?
Não. A partir de agora, o certificado para o ensino médio volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.
 
O que muda nos cadernos de questões?
A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição.
“Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores”, afirma o Inep em nota.
 
Qual será o período de inscrições?
As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio. A publicação do edital deve acontecer até o dia 10 de abril.
 
Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?
Concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que versa sobre o assunto. Também passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.
 
O que muda no processo para a isenção?
Até 2016, a isenção era concedida por meio de autodeclaração. Agora, o candidato precisará informar, ao se inscrever, seu número de Identificação Social (NIS).
O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em algumas situações, o participante poderá declarar que atende os requisitos, “mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo”, diz o Inep.
 
Qual será a punição para beneficiados da isenção que faltarem no Enem?
“A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração.”
 
Quando será divulgado o resultado?
O resultado será divulgado em 19 de janeiro de 2018.
 

Fonte: Exame.com

Mais notícias - Geral