Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Presidente do STR falou sobre audiência pública da Reforma da Previdência
09/03/2017 15:05
Comitiva da Regional Missões II vai participar de evento proposto pelo Senado em Não-Me-Toque, nesta sexta-feira (10)
Foto: Agnaldo acompanhará a comitiva que participa de audiência pública na Expodireto (Foto: Rogerio Morais)

 No programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões 89,1 FM desta quinta-feira, dia 9 participou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões e Garruchos Agnaldo Barcelos. Na oportunidade falou sobre a reunião da Regional Missões II que foi realizada na quarta-feira em Roque Gonzalez, que teve como foco o Dia Internacional da Mulher e as suas lutas por políticas públicas dentro do movimento sindical, em especial a previdência social. Ele também explicou sobre a audiência pública que um grupo de membros da regional estará participando em Não-Me-Toque, na Expodireto nesta sexta-feira (10).

 
Segundo o entrevistado, amanhã, um ônibus sai de Santo Antônio com quinze pessoas, mais um grupo de São Borja e Itacurubi, passa em São Luiz Gonzaga e Bossoroca recolhendo mais grupos. De São Nicolau vai outro ônibus fazendo o roteiro de Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro e Pirapó, ou seja, são dois ônibus da Regional Missões II, sendo 92 pessoas. A ideia é chegar ainda pela manhã, pois às 13h30min haverá a concentração no pavilhão central da feira onde irá acontecer a audiência.
 
Agnaldo destacou que o objetivo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) é levar 5 mil pessoas de todo o estado do Rio Grande do Sul para a audiência. Dentro das falas prevista no protocolo estão os técnicos do governo que irão apresentar como o governo vê a reforma e porque realiza-la, também fala de entidades, lideranças políticas e a população.
 
O evento faz parte de um número restrito de audiências públicas que o Senado Federal irá fazer para discutir o tema da Reforma da Previdência, pois somente três audiências foram proposta pelo senado, mas está se tentando ampliar. A audiência em Não-Me-Toque foi proposta pela senadora Ana Amélia Lemos (PP) e terá uma grande repercussão pelo momento do debate.
 
Quanto a coleta de assinaturas e a tentativa de criação do CPI da previdência, o presidente falou que o cenário entorno da reforma da previdência está posto de uma forma muito clara pelo governo de que não abre mão da reforma e não aceita alterações. A proposta da CPI tem cunho técnico e político porque abre a oportunidade de estudar os dados mostrados pelo governo e mostrar para a população que os índices apresentados não estão de acordo com a realidade, mas existe um contra-ataque em cima dos senadores para a retirada de assinaturas. – “Acredito que seja mais uma prova de que o governo quer defender os interesses dele e deixar de lado a população. Foi realizada uma reunião com a equipe técnica do governo e a equipe do movimento sindical onde foram apresentados contrapontos e o relator da PEC foi taxativo ao dizer que não aceitam analisar os pontos da reforma e fazer alterações, ou seja é uma posição de governo inflexível e acaba deixando para a população, ou a gente se rebela e realmente conscientiza os deputados e senadores ou o governo vai aprovar a PEC”, afirmou Agnaldo.
 
Por fim solicitou novamente apoio político e da comunidade em se manifestar contra a reforma da Previdência, porque o momento não é de imposição e sim de reflexão e o Sindicato vem desenvolvendo uma iniciativa de fazer reunião com a executiva dos partidos dentro do município - realizado com PSB, PT e PP e na semana que vem será com PDT- apresentando os pontos que prejudicam os trabalhadores, comércio e o município. 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral