Geral
7º Grito de Alerta reuniu 12 mil pessoas no Noroeste do Estado, na quinta-feira
24/02/2017 10:18
Evento promovido pela Fetag buscou alertar população sobre reformas trabalhista e previdenciária
Foto: Evento promovido pela Fetag buscou alertar população sobre reformas trabalhista e previdenciária | Foto: Jardel Hillesheim
Agricultores e trabalhadores de diversos setores se reuniram durante todo o dia de ontem em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, no 7º Grito de Alerta. Promovido pela Fetag, a mobilização buscou alertar a população sobre a reforma trabalhista e previdenciária, na quinta-feira.
 
O protesto começou na Praça da Independência, logo no começo da manhã. Ao meio-dia o grupo caminhou até a sede do INSS, e seguiu em caminhada pelas agências bancárias até o Parcão Municipal. Segundo a Fetag, a mobilização reuniu 12 mil pessoas.
 
Coordenador da Macrorregião Missões Fronteira Noroeste da Fetag, José Ribeiro Prestes, lembrou que o Grito de Alerta é promovido todos os anos pela entidade, com o objetivo de discutir políticas estruturantes. “Neste ano, resolvemos alertar a população para a reforma trabalhista, que é um retrocesso na história do nosso País”, destacou.
 
O coordenador, que é produtor rural no município de Giruá, disse que a mudança da idade mínima para aposentadoria e a desvinculação de salário e benefício, são propostas que desqualificam direitos adquiridos pelos trabalhadores ao longo da história.
 
O protesto mobilizou 65 sindicatos de 77 municípios da região. Prefeituras decretaram ponto facultativo durante o dia de ontem. Também em Santa Rosa, os trabalhadores da AGCO fizeram protesto em frente a empresa no começo da manhã. A mobilização organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos ocorreu em apoio aos agricultores. No dia 10 de março, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, uma audiência pública seguirá com o debate levantado no protesto. 
 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral