Geral
Curso de criação e processamento de peixes foi realizado em Santo Antônio
21/02/2017 11:24
Foto: Os mesmos cursos ocorrerão nos dias 6 a 10 março (Foto: Tardelli Portela)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Agricultura) em parceria com Senar-RS e Sindicato Rural realizou nos dias 13 a 17 de fevereiro do decorrente ano nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio das Missões os cursos de criação e processamento de peixes. As aulas foram conduzidas pelo instrutor do Senar Miguel Stahl.

Os participantes tiveram aulas teóricas e também puderam colocar em prática os aspectos ambientais, cadeia alimentar, sistemas e técnicas de criação, qualidades da água, sanidade dos peixes, despesca e transporte, viabilidade econômica, entre outros.

Já durante o curso de processamento de peixes os participantes tiveram a oportunidade de visitar a propriedade do Sr. Ari Santa Catarina, onde foram visitados os açudes, abordado os assuntos de cuidados básicos com a higiene, valor alimentar, caracterização do pescado, cuidados na despesca de peixes, processo de depuração, abate e limpeza de peixes, evisceração, escamação, descabeçamento e retirada das nadadeiras, retirada e conservação da pele, decomposição, armazenamento e conservação. Também fizeram algumas receitas artesanais, tais como lasanha de peixe, escondidinho com mandioca e peixe, patê, empanado e pastel de peixe.

Os mesmos cursos ocorrerão nos dias 6 a 10 março. Os interessados deverão fazer as inscrições na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

 

Autor: Tardelli Portela

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Sam

Mais notícias - Geral