Geral
Secretária de Educação de Santo Antônio participou do Notícias 89
15/02/2017 17:24
Rejane Miranda falou sobre a parceria em projeto com a RGE Sul, início do ano letivo e carnaval
Foto: Rejane Miranda, secretária de Educação de Santo Antônio das Missões (Foto: Arquivo | GFM | Jéssica Ourique)

Nesta quarta-feira, dia 15, a secretária de Educação de Santo Antônio das Missões, Rejane Miranda participou do Programa Notícias 89 da Rádio Fronteira Missões 89,1 FM e falou sobre o projeto em parceria com a RGE Sul, início do ano letivo e carnaval.

Rejane explicou a Secretaria de Educação sempre está entrando em contato com empresas e firmas para tentar formar parceiras, e a poucos dias a RGE Sul contatou a Secretaria que agendaram um encontro, o qual aconteceu na última terça-feira, dia 14. Na oportunidade, compareceu Cleuza Silveira, responsável pelo projeto de sustentabilidade, e apresentou o projeto que é educativo, baseado na construção de saberes voltados para a sustentabilidade, mais especificamente, no uso da energia elétrica e da água, o que vem complementar o tema do primeiro eixo temático, o qual será trabalhado sobre cuidados do meio ambiente.

A RGE Sul vem desenvolvendo este projeto desde 2012 e tem como tema: “Educar para transformar”, e ele se destina aos professores e alunos do Ensino Fundamental, da rede municipal e estadual. Inicialmente, será realizado no dia 14 de março em São Borja, um seminário para os professores com explanação de como funcionará o projeto, bem como a distribuição do material didático para as escolas.

No dia 6 de abril, será realizada a culminância do projeto, onde a empresa vai apresentar teatros e oficinas de acordo com os quatro principais temas relacionados a sustentabilidade, que são: energia e segurança, água, mobilidade e resíduos, contribuindo para as práticas. Este evento vai ser realizado no salão da Apae, atendendo cerca de 200 crianças.

Na sequência, a secretária falou sobre o ano letivo e informou que a estrutura das escolas já estão todas organizadas e o quadro de pessoal quase completo, está se fazendo os últimos ajustes. O início do ano letivo será amanhã, com encontro de todo o quadro de funcionários, professores, monitores e serventes, oportunidade em que será passado os cronogramas e projetos e ainda uma palestra sobre a ética dentro das escolas. Na sexta-feira, as equipes irão se reunir em suas escolas para reuniões pedagógicas e no dia 20, segunda-feira, o início das aulas.

Rejane falou sobre o processo de escolas funcionarem em turno único, a exemplo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Honorato Bolacel, e informou que gradativamente, isso vem acontecendo porque não se pretende fechar escolas, mas sim devido o número de alunos estar diminuindo no meio rural, e como os recursos são baixos, fica complicado de manter uma escola manhã e tarde, principalmente, ao falar em transporte escolar, devido a extensão territorial do município ser grande. A secretária evidenciou que como está dando certo, a expectativa é de tentar usar deste método nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Irineu Barcelos e Maximiliano Nenê.

Quanto ao carnaval, Rejane convidou os foliões para participar do carnaval, e informou que por motivos de economia e por falta de efetivo a Administração Municipal optou por realizar somente uma noite. O carnaval regional 2017 será no dia 23, e contará com a banda Força de Som. Ela ainda convocou todos os responsáveis pelos blocos para fazer a ficha de inscrição do bloco.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral