Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Certificado de adesão ao Selo Sabor Gaúcho foi entregue à Agroindústria Santo Sabor
10/02/2017 16:29
Agroindústria de Santo Antônio das Missões é a primeira da região missioneira a receber o selo Sabor Gaúcho
Foto: Coordenadora da Agroindústria Santo Sabor e o grupo de agricultores (Fotos: Manoel Barcelos | GFM)
No início da tarde desta sexta-feira, dia 10, a Associação de Produtores e Artesões Missioneiros (Apam) e a Agroindústria Santo Sabor de Santo Antônio das Missões realizaram a solenidade de entrega do certificado de adesão ao Selo Sabor Gaúcho nas dependências da entidade.

A abertura do evento foi feita com o pronunciamento da vice-prefeita, Izalda Maria Barros Boccacio, que em nome de toda a Administração Municipal parabenizou a Associação que tão nova já está recebendo um certificado de grande importância, pois vem a corroborar que a entidade possa comercializar com tranquilidade os seus produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul. – “Isso é gratificante, porque para receber este Selo precisa-se seguir uma normativa. É uma satisfação para o município, pois ele está sendo projetado e conhecido mais longe da região e traz benefícios aos agricultores, então parabéns a todos que fazem este trabalho e as entidades envolvidas”, disse.

Na sequência, o gerente Regional da Emater/Ascar Ademir Renato Nedel falou aos presentes, saudou a todos e ressaltou a importância do certificado para a Associação pois hoje a Agroindústria está em condições de poder vender em qualquer lugar e essa é uma das dificuldade da maioria das agroindústrias. – “Muitas agroindústrias existem, mas a dificuldade de se legalizar, e hoje a unidade de Santo Antônio está legalizada, com produtos certificados e garantia. O objetivo maior, além dessas questões é poder gerar renda, riqueza e emprego no município”, ressaltou.

O terceiro a se pronunciar foi o coordenador de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ernesto Ivo de Lima, o qual evidenciou que a Secretaria é parceira e que desenvolve trabalhos de apoio e construção desse tipo de projetos, principalmente aqueles voltados a sucessão rural com os seis cinco acessos principais, sendo estrada, luz, água telefonia e internet, ou seja que a população possa ficar no meio rural tendo qualidade de vida e renda.

Agnaldo Barcelos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais destacou a importância da parceria entre agricultores, entidade e a Administração Municipal e afirmou acreditar que pra todos os agricultores do município seja este momento é de orgulho, pois a equipe que está à frente da Santo Sabor é a referência para outras famílias formalizarem suas agroindústrias e vender seus produtos no mercado local, entrar no regional e talvez se desafiar a entrar para o mercado nacional. – “A produção de comida cada vez mais ela será um excelente negócio, um nicho de mercado, porque deixar de tomar café, almoçar e jantar, a população não vai,” afirmou.

A coordenadora da Remaf, Lisiane Cunha afirmou ser testemunha da Apam na luta pela agroindústria, "lutas de muitas mãos" e que hoje estão colhendo frutos do trabalho consolidado. – “Trabalho que hoje se consolida, sendo uma agroindústria formalizada que vai poder comercializar em todo o Estado e Brasil, se o produto levar marca de Santo Antônio das Missões e nos colocamos a disposição para o trabalho que vem sendo desenvolvido,” evidenciou.

Para encerrar a cerimônia, Sandra dos Santos Oliveira que é vice presidente da Apam e coordenadora da agroindústria fez seu pronunciamento; Sandra agradeceu as entidades parceiras e ao seu grupo de trabalho, afirmando que sem eles não estaria com esse sonho realizado. – “Para nós hoje é um dia de satisfação e orgulho, por sermos pioneiros em uma agroindústria legalizada. A luta é de longa data e "tem muitas mãos", mas conseguimos, e acreditamos ter aberto portas para agroindústrias de outros setores,” falou.

Na segunda-feira serão reproduzidas as entrevistas realizadas no evento, durante os programas de jornalismo da 89,1 FM.

 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral