Geral
Ponte internacional Porto Xavier/San Javier: AMM aciona autoridades em Brasília
09/02/2017 08:47
Próxima etapa será uma reunião em San Javier para retomada das tratativas da construção da ponte na região das Missões
Foto: Foi encaminhado um ofício da Associação, em nome dos 26 municípios missioneiros (Foto: Reprodução | AMM)

No mesmo dia que assumiu o comando da Associação dos Municípios das Missões (AMM), na manhã da última segunda-feira, dia 6, o presidente da entidade e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, iniciou várias ações para dar seguimento ao desenvolvimento estratégico local e regional. Ao tomar conhecimento de que no dia seguinte haveria uma reunião em Brasília com o presidente Michel Temer e o presidente da Argentina, Maurício Macri, sobre temas unificados visando o fortalecimento econômico dos dois países, a AMM imediatamente se articulou para que fosse incluída na pauta a ponte internacional Brasil/Argentina.

Foi encaminhado um ofício da Associação, em nome dos 26 municípios missioneiros, assinado pelo dirigente, Brasil Sartori, e pelo prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, ao Ministério das Relações Exteriores para o subsecretário-geral da América Latina e do Caribe, Paulo Estivallet de Mesquita, reiterando a urgência da divulgação oficial do resultado do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que apontará o local que será contemplado com o empreendimento. No documento foi enfatizada e devidamente embasada a luta da AMM, conjuntamente com empresários, lideranças, comunidades e outras forças da região das Missões, para que a construção seja entre Porto Xavier/San Javier.

Além disso, foram contactados pelo presidente da AMM representantes da bancada gaúcha no Congresso Nacional e no Senado. “Solicitamos também o apoio da senadora Ana Amélia Lemos, que prontaente nos atendeu  por intermédio de sua assessoria, para que fosse inserida na pauta do encontro a urgência do anúncio do resultado do EVTEA ", destacou Brasil Antonio Sartori.

Após a reunião, que contou com a participação do governador do RS, José Ivo Sartori,  foi divulgada pela senadora gaúcha, Ana Amélia Lemos, a seguinte nota: “convidada para participar do almoço, que teve a presença dos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conversei com o embaixador da Argentina, Carlos Magariños sobre o projeto da terceira ponte sobre o Rio Uruguai. O embaixador me comunicou que será marcada reunião entre técnicos dos dois países para tratar do assunto. A informação foi confirmada pelo embaixador da Argentina no Brasil, Sérgio Danese, e pelo Chanceler José Serra”.

O dirigente da AMM ressaltou que "em momentos como este é que percebemos a importância da força política da AMM na articulação de demandas prioritárias para o crescimento econômico da região das Missões, como a ponte internacional Porto Xavier/San Javier”, salientando que está sendo agendada uma reunião da AMM com o intendente de San Javier/Argentina para tratar deste tema. 

 

Autor: Karin Schmidt

Fonte: Associação dos Municípios das Missões - AMM

Mais notícias - Geral