Geral
Jacinara Balbé fala sobre ações da Secretaria de Saúde de Garruchos
08/02/2017 08:52
Jacinara evidenciou ações de vacinação contra febre amarela e campanha de prevenção a dengue
Foto: Vacinação rotineira contra febre amarela é foco da secretaria (Foto: Reprodução | Internet)

Nesta manhã, a reportagem o Grupo Fronteira Missões entrou em contato com a Secretaria de Saúde e conversou com a secretária Jacinara Balbé sobre as ações após o alerta para a possível circulação do vírus de febre amarela no município e região e ainda sobre as atividades de prevenção a dengue.

Quanto a vacinação contra febre amarela, Jacinara informou que a mesma faz parte do calendário básico de vacinação da criança e do adulto e no município de Garruchos mais de 90% da população já estão imunizadas. Ela destacou que com esse índice que o município apresenta, o foco da Secretaria de Saúde é as pessoas que chegaram a pouco tempo ou que estão chegando em Garruchos, e ainda que um índice baixo, aquelas pessoas que por ventura perderam suas carteiras e não sabem se fizeram a vacina ou não.

Quanto as pessoas que não sabem se fizeram a vacina ou não e que a Secretaria não tem registro, segundo Jacinara a orientação é fazer a vacina mesmo a indicação sendo em um intervalo de 10 anos. Questionada, ela esclareceu que não haverá implicações se a pessoa tiver feito a vacina a mais de 4 anos, - “se a pessoas tiver feito a vacina dentro de um período de 4 anos, possivelmente, ela irá lembrar, caso contrário, evidencia que a pessoa fez a vacina a um prazo mais longo. Também tem a questão de Garruchos ser um município pequeno, então auxilia os agentes, pois conhecemos a grande maioria das pessoas e se alguma fez a vacina a curto tempo, provavelmente, iremos lembrar”, justificou.

Jacinara enfatizou que de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela deve ser feita em duas doses, sendo que crianças podem fazer aos nove meses e a outra dose aos 4 anos e os adultos em qualquer idade em um intervalo de 10 anos.

Como a doença é transmitida através da picada de mosquito Haemagogus Sabethes ou Aedes Aegypti que é considerado um mosquito urbano, Jacinara informou que os dois agentes de endemia do município também estão realizando uma campanha de conscientização e de visitas nas residências para vistorias em depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais na tentativa de eliminar os focos. Segundo ela, o mesmo trabalho está sendo realizado pelos agentes comunitários de saúde no interior do município.

Jacinara ainda destacou que a vacinação contra a febre amarela e a campanha de conscientização ao mosquito Aedes Aegypti está sendo trabalhada em conjunto para reforçar a prevenção de ambas as doenças, porque segundo os relatórios de dezembro, o município de Garruchos apresentou um foco. Ela ainda informou que está aguardando os relatórios do mês de janeiro.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral