Geral
Grupo de Escoteiros Figueira retomou as suas atividades em Santo Antônio das Missões
07/02/2017 15:16
Programa Educacional estimula o desenvolvimento e o convívio de jovens e crianças
Foto: Escotismo estimula crianças e jovens a ter um convívio mais responsável e participativo (imagem: Reprodução)

 O Grupo de Escoteiros Figueira está retomou às atividades este ano, as reuniões acontecem aos sábados na sede junto à Casa Familiar Rural em Santo Antônio das Missões e oferece a oportunidade a crianças e jovens de realizar atividades em equipe, aprendizado e contato com a natureza.

 
As inscrições estão abertas e para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos, as atividades são realizadas com supervisão de adultos e de acordo com as faixas de idade dos participantes que são divididos em Lobinhos, Escoteiros e Sêniores. A partir dos 21 anos daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade. E estes adultos voluntários são esperados nesta retomada, os pais ou responsáveis, por exemplo, são sempre bem-vindos, assim como outros membros da comunidade que mais do que poder acompanhar a realização das atividades, tem a possibilidade de estar envolvidos no cotidiano escoteiro dos filhos. É importante estar por dentro de suas conquistas, de seus desafios, de como anda seu desenvolvimento.
 
Muitos pais atuam como membros de apoio. E não necessariamente precisam estar em todas as ocasiões. Uma opção para quem quer auxiliar eventualmente são as funções simples e diversas que vão desde dar uma mãozinha na cozinha, ajudar no transporte e logística para atividades externas, até auxiliar em campanhas financeiras do grupo.
 
O Escotismo é definido pelos seus membros como um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditam que, por meio da pro atividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, formam jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
 
E é verdadeiramente isso que o escotismo faz acontecer. Os jovens divididos conforme sua faixa etária possibilitam o desenvolvimento do “Programa Educativo” onde são trabalhadas todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O movimento ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.
 
Fundado em 1907 o movimento tem a intenção de proporcionar um ambiente de colaboração, onde se constroem amizades e valores levados por toda a vida. É por meio das atividades oferecidas que os jovens são incentivados a assumir liderança, a pensar e agir de maneira coletiva e sustentável, a se envolver com a comunidade, afim de tornarem-se independentes de forma responsável, valores tão necessários nos dias de hoje quando os jovens, utilizando de tecnologias acabam se afastando do convívio social.
 

Interessados em participar do Grupo Escoteiro Figueira poderão se dirigir a Casa Familiar Rural aos sábados as 14 horas ou entrar em contato através do telefone 99907-1145.

Autor: Rogerio de Santis Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral