Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Associação da Pecuária Familiar de Santo Antônio realizou reunião
06/02/2017 10:10
Foto: 35 famílias fazem parte da Associação da Pecuária Familiar em Santo Antônio das Missões (Foto: Manoel Barcelos)

Na última sexta-feira, dia 3, a Associação da Pecuária Familiar de Santo Antônio das Missões realizou uma reunião na propriedade de José Carvalho no Rincão do Jauti. Na oportunidade, os pecuaristas abordaram sobre o feno no campo nativo e o melhoramento genético. Trinta e cinco famílias que fazem parte da Associação da Pecuária Familiar.

Em entrevista, o presidente da Associação André Marks, falou que a questão do feno a um bom tempo vem sendo trabalhado junto a Emater e a Embrapa. O melhoramento do campo nativo vem a substituir o antigo método de pastoreio e sim aplicar maior qualidade para as propriedades através da fenação. 

Ainda há o melhoramento genético que é o foco dos bovinocultores, porque inicialmente, era usado touros da Fepagro, depois veio o financiamento Feaper, e atualmente, o município conta com cinco pecuaristas que estão trabalhando com o Programa PoloGen. O Programa PoloGen é ofertado pela Embrapa, e dentro da unidade é feito a avaliação dos touros e a coleta do sêmen repassado aos produtores para realizar a inseminação.

Quanto a custos, André destacou que o produtor não tem custo com os sêmens, somente com o protocolo da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Ainda foi discutido na reunião sobre o recebimento da segunda patrulha agrícola destinada a Associação e sobre de quem será a responsabilidade do equipamento, porém, ainda não há definições. Segundo André, ao longo do ano será realizada as tratativas e o contato com a prefeitura para tentar entrar em um acordo, para que fique bom aos pecuaristas.

Bruna Solero, representante da Embrapa Pecuária Sul de Bagé, também concedeu entrevista e falou sobre os resultados do PoloGen, destacando que está se entrando ao terceiro ciclo de reprodução, e na oportunidade foi apresentado o panorama de quantas vacas eles iniciaram na primeira estação e o incremento do número de vacas já inseminadas e recebendo o material genético de um touro qualificado e também o fechamento do resultado tido de ganho médio diário dos terneiros, porque as gêmeas do primeiro ciclo, brevemente, poderão retornar como reposição para o plantel.

Também foi discutido sobre as taxas reprodutivas dentro da propriedade e apresentação do documento teste de progene que explica a lógica do PoloGen com dados dos terneiros e a contabilização. Bruna evidenciou ainda que a ideia era um apanhado das perspectivas, conseguir e mostrar o retorno ao produtor.

Quanto ao número de positividade das inseminações e percentual de sêmen aplicado e obtido a prenhez, Bruna falou que com essa tecnologia da IATF aplicada com um protocolo, 40% é o estimado da eficiência do processo, mas a grande vantagem desta técnica é que a aplicação de hormônios permite que muitas das fêmeas inativas, agora tendem a ciclar mais facilmente, ou seja vê um índice de prenhez maior.

Sobre a continuidade do projeto, Bruna informou que será aguardado o resultado das fêmeas do processo da IATF e que poderão ser as reprodutoras e acompanhar a fertilidade, índices reprodutivos, pesando os animais de desmame e coletar os dados de diagnóstico de gestação deste último ciclo de estação de monta.

O PoloGen apresenta no Rio Grande do Sul, além de Santo Antônio das Missões que foi pioneiro no Programa, neste último ciclo outras sete regiões foram incluídas, no total foram 2 mil fêmeas inseminadas a partir desta estratégias. 

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral