Geral
Inaugurada a restauração da ERS-168 na última sexta por Sartori e Westphalen
30/01/2017 15:46
Foto: Foram restaurados 36,17 quilômetros de Bossoroca a São Luiz Gonzaga (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

A ERS-168 está 100% pavimentada e sinalizada de Bossoroca a São Luiz Gonzaga, do km 44 ao km 81. A pavimentação da rodovia foi inaugurada na sexta-feira, dia 27, em Bossoroca, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. Os 36,17 quilômetros foram restaurados com recursos do Programa Restauro, um investimento de R$ 23.246.294,13 financiados pela Banco Mundial (Bird).

O governador destacou a importância da obra para a região, que vai auxiliar no "desenvolvimento regional, no escoamento da produção e na geração de emprego e renda", e lembrou do investimento de 700 milhões de reais para melhorias em estradas, num período de dois anos. O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, falou que a entrega da recuperação da ERS-168 é resultado da gestão do governador Sartori junto a Secretaria dos Transportes e Daer "que com austeridade nas contas públicas e planejamento mostrou que é possível fazer", destacando o trabalho de qualidade feito na rodovia. Westphalen também lembrou que era uma obra muito esperada pela população, "e hoje entregamos totalmente pronta e com qualidade. Estamos investindo em infraestrutura para que todos tenham mais segurança ao trafegar nas rodovias", afirmou. 

O prefeito de Bossoroca, José Moacir Fabrício Dutra, ressaltou que "a cidade recebe hoje uma obra prioritária para toda a região, ligando o Centro do Estado ao Porto de Rio Grande. Nós precisamos desse desenvolvimento e reconhecemos o trabalho de todo o governo". Dutra também elogiou a atuação do governador à frente do Poder Executivo. "Não se faz reestruturação se não tivermos coragem e determinação. Essa é uma transformação necessária no Rio Grande do Sul", destacou. O comerciante de Bossoroca, Afrânio Batista Marchi, disse que "a estrada causava transtornos, mas agora em boas condições vai ajudar no escoamento da produção, economia de dinheiro e tempo. Vai beneficiar principalmente a economia no transporte da produção primária. Nosso município é essencialmente agrícola e toda a produção de São Luiz Gonzaga passa por aqui para chegar ao Porto de Rio Grande".

Estiveram presentes os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burman; o deputado federal, Luiz Carlos Heinze; o deputado estadual, Eduardo Loureiro; o presidente do Sindicato Rural de Bossoroca, Rogério Camargo; e outras autoridades.

 

Autor: Cassiane Osório e Gabriela Ancântara

Fonte: Secretaria de Transportes do RS

Mais notícias - Geral