Geral
Realizada segunda etapa da 6ª Abertura Oficial da Colheita do Milho
28/01/2017 14:29
Ato solene contou com a presença do governador do Estado e diversas autoridades. Confira o vídeo abaixo.
Foto: O evento foi realizado na Fazenda da Lagoa - Sementes Cambaí (Foto: Naryel Barcelos Aragão)

 

Vídeos: Naryel Barcelos Aragão


 

Na manhã deste sábado, dia 28, foi realizada a segunda etapa da 6ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na Fazenda da Lagoa - Sementes Cambaí, no Rincão São Gerônimo em São Nicolau e é uma realização da Coopatrigo, Sementes Cambaí, Apromilho, Abramilho e FecroAgro-RS.  

O ato principal da Abertura Oficial da Colheita do Milho iniciou as 10h30min, onde foi realizado uma demonstração simbólica de uma colheita de milho - em torno de 50 metros - realizada pelo proprietário da Cambaí Valdinei Donato, pelo governador do Estado José Ivo Sartori e também com a presença do presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, do secretário da Agricultura e Pecuária do Estado Ernani Pollo, do secretário dos Transportes e Mobilidade Pedro Westphalen, o deputado Federal Luiz Carlos Heinze, Deputado Estadual Eduardo Loreiro e o presidente da Abramilho, Claudio de Jesus e também contou com a presença do prefeito de São Nicolau Ricardo Klein e do prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Luiz Brondani. Após a colheita feita, foi descarregado os grãos para que todos os presentes pudessem acompanhar todas as fases do trabalho. 
Após a abertura o governador José Ivo Sartori deu uma coletiva a impresa que estava no local - acompanhe no programa Conversa Aberta da segunda-feira, dia 30, a entrevista na íntegra.

As 11 horas foi iniciado o ato solene em um dos pavilhões da propriedade da Fazenda.

Valdinei Donato foi o primeiro a se pronunciar falando dá satisfação em ter o evento acontecendo na propriedade dele e relatando do grande potencial que a região tem de irrigar, pois de acordo com ele, em um levantamento recente, apenas 9% da área agrícola regional é irrigada, mas ele acredita que pelo potencial que há, esse percentual chegará a 40%, melhorando a qualidade do produto final e ajudando o Rio Grande do Sul a ser o maior produtor de milho do país. Ele ainda diz que está disposto sempre a auxiliar a todos que queiram investir no milho e queiram saber mais sobre a irrigação . 
 
A segunda autoridade a ser chamada foi Cláudio de Jesus, presidente da Abramilho do Rio Grande do Sul, que cumprimentou o governador e em nome dele comprimentou todas as outras autoridades. Cláudio insistiu nos 3 fatores essenciais para o milho: segurança pro produtor, estabilidade de preço e burocracia. Ainda pediu apoio para o governador do Estado para que ajude a resolver esses quesitos, facilitando a produção do milho.
 
O terceiro a ser chamado foi o presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, que falou da satisfação do sucesso das duas etapas do evento, em especial pela presença do governador do Estado José Ivo Sartori e deputados, pois acredita que a vinda do governador é um sinal de respeito pelo agronegócio. 
Ivo disse que a Coopatrigo está disposta a cada dia ajudar o produtor a produzir mais e melhor. 
 
Convidado a fazer uso da palavra, Ernâni Polli, secretário da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, falou que a colheita é um momento de celebração e confraternização, pois todo aquele cuidado, cultivo e atenção com a planta deu resultado. E no evento da Abertura Oficial da Colheita do Milho estão todos celebrando este grande resultado. Ele se diz satisfeito pois o milho tem através do trabalho do produtor e na aposta na tecnologia dado um excelente resultado. Falou também sobre a busca do equilíbrio de quem produz e quem consome, na importância do escoamento bem feito e seguro. Ernâni falou de três ações do governo do estado: O programa "Conservar para produzir melhor"; a Viabilização da simplificação do armazenamento de água; e o Programa AgroMais. Por fim agradeceu por todo o apoio do Governador para a Secretaria da Agricultura, pois ele tem feito o que pode e é viável para o futuro do Rio Grande do Sul.
 
Foram chamados pra fazerem o uso da palavra também o deputado Federal Luiz Carlos Heinze, o presidente da FecoAgro Paulo Pires e o prefeito de São Nicolau Ricardo Klein.
 
O pronunciamento mais esperado foi o do governador José Ivo Sartori, que iniciou sua fala saudando o prefeito de São Nicolau e o prefeito de São Luiz Gonzaga, em nome deles saudou todos os prefeitos presentes.
 
Ele afirma que sabe da importância dos municípios das Missões para o Estado, pois aqui estão as raízes do estado. O governador saudou as outras autoridades, todos os produtores presentes e a imprensa. Destacou que o mais importante de qualquer safra é olhar para o produtor, olhar para o humano, pois eles suam, lutam e trabalham duro para empreender e fazer nosso país ir para frente. Disse que o milho é extremamente importante, um grande insumo, que auxilia na rotação das culturas. -"Todo mundo tem que plantar um pouco de milho nas suas terras", disse ele. 
 
Sartori garantiu que desde o primeiro dia do governo ele tentou cortar gastos e viabilizar o que é necessário para ajudar o produtor a produzir e sempre evoluir. Pois sem parceria com o governo do estado, com o município e o produtor, não há sustentabilidade no estado. 
 
Sobre a crise do estado, ele afirmou que "é uma doença grave que precisa ser tratada com remédios amargos e fortes". Ressaltou alguma medidas tomadas em prol do bem do Rio Grande do Sul como a Medida de Responsabilidade Fiscal. 
Disse que todos colhem o que plantam, e hoje ele está plantando para que no futuro todos os gaúchos possam colher algo melhor.
 
Por fim, agradeceu a todos por lutarem pelo estado, por plantarem e por sempre investirem no agronegócio.
 
Após a fala do governador, foi finalizado o protocolo e servido um almoço para todos os presentes. 

Confira mais imagens:
 
 
 


 
 
 Fotos: Naryel Barcelos Aragão e Rogério Moraes

 

Autor: Naryel Barcelos Aragão

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral