Geral
Abertura da Colheita do Milho no RS teve primeira etapa realizada na sexta
28/01/2017 00:34
Evento realizado na Associação de Funcionários da Coopatrigo contou com palestras, presença do Governador do Estado e grande público
Foto: A continuação da 6º Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul será neste sábado (Foto: Naryel Barcelos Aragão)
Ocorreu na noite da sexta-feira, dia 27, o primeiro evento da programação da 6º Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul. O evento é uma realização da Coopatrigo, Sementes Cambaí, Apromilho, Abramilho e FecroAgro-RS.  
 
Após iniciado o protocolo, citada as autoridades, empresas parceiras e montar a mesa principal, o primeiro a falar foi o presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, que saudou a todos os presentes, dizendo que a dias atrás foram procurados pelo presidente da Apromilho para organizar este grande evento na nossa região, onde aceitaram com satisfação e deram o melhor para que o evento fosse um sucesso. Ivo destacou que a Coopatrigo é uma das principais empresas da região, que ajudou a alavancar o aumento da produção da cultura do milho de mãos dadas com a tecnologia. Ivo falou da satisfação de estar na noite em um local para ouvir falar do agronegócio com pessoas que entendem e que podem fazer aumentar o potencial da região. Tratou da parte ambiental, dizendo que é um fator que preocupa a todos, pois existe muita burocracia ou falta de servidores, fazendo o serviço ser muito moroso, dificultando o aumento da produção e evolução da região no setor de agronegócio. Finalizou pedindo ajuda de todos para que levantem a bandeira do cooperativismo e que pressionem os governantes para melhores resultados no agronegócio.
 
O primeiro a palestrar foi o engenheiro agrônomo Edemar Valdir Streck, que representou a Emater/RS. Edemar tratou sobre o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água destacando as justificativas da cultura do milho no sistema, falou sobre os resíduos do milho para produção de matéria orgânica, e também sobre os resíduos como auxiliadores na retenção da umidade do solo e como responsáveis nas variantes de temperatura do solo. Edemar tratou sobre a parte da legislação que está vigente perante ao governo do estado, e também sobre os programas que auxiliam os agricultores no uso, manejo e conservação do solo e da água.
 
O segundo a palestrar foi o Engenheiro Agrônomo e proprietário da Fazenda da Lagoa e Sementes Cambaí, Valdinei Donato. A palestra tratou sobre a “Realidade e Potencialidades da Irrigação sob a visão o Produtor Rural”. Valdinei iniciou fazendo uma análise do histórico pluviométrico na sua propriedade desde o ano de 1994 até 2003. Logo após ele fez uma comparação dos cultivos do milho sequeiro ao milho irrigado, comprovando que os números determinam o avanço do Projeto de Irrigação. Valdinei afirma que a produtividade estimada dele é 210 sacas por hectare, com uma Irrigação de 131mm, sendo que a lavoura é 100% irrigada. Finalizando, foi mostrado para o público os custos de uma lavoura de milho irrigado, os preços médios do milho no mercado atual, um comparativo de sistema de cultivo da fazenda da Lagoa - confirmando que os cultivos irrigados rendem 2,5 vezes mais que os cultivos de sequeiro. 
 
O terceiro a palestrar foi Cláudio de Jesus, presidente da Apromilho do Rio Grande do Sul, que falou da importância do evento na região.  Cláudio falou que o milho tem 3 gargalos, o primeiro é a burocracia, o segundo é um seguro, pois o produtor precisa se sentir seguro e forte-, e o terceiro é estabilidade de preço. Ainda ele fez uma comparação nas maiores potências do mundo, dando exemplo dos Estados Unidos, e afirmando que a maior cultura plantada por eles é o milho. Assim como a segunda maior potência, também planta milho.
 
Foi convidado para fazer o uso da palavra o presidente da Sociedade das indústrias e produtores de Suínos do Rio Grande do Sul, Rogério Kerber, que falou que o setor de aves e suínos são os setores que mais consomem milho. Rogério tratou sobre os números do consumo e da produção de milho no estado e afirmou que ainda há muito espaço para a produção de milho aumentar no nossos estado.
 
Foi chamado para encerrar o protocolo o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani, que falou estar contente por escolherem São Luiz Gonzaga para o evento e também falando sobre a terra e os cuidados que se deve ter, investindo em tecnologia. Sidnei ainda disse que os produtores podem contar com ele para o que for preciso para ajudar no trabalho de melhora e evolução do campo.
 
Logo após o encerramento do protocolo chegou ao evento o governador do estado José Ivo Sartori, sendo recebido por todos com aplausos. O governador falou aos presentes dizendo que mesmo chegando mais tarde, fazia questão de participar, por saber da importância e da magnitude que a Abertura da Colheita do Milho tinha para a região. Finalizou sua fala brincando com todos e tirando sorrisos dos presentes.

 

A continuação da 6º Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul será neste sábado, na Fazenda da Lagoa - Sementes Cambaí, de propriedade de Valdinei Donato, em São Nicolau, a partir das 10 horas. 
 

Autor: Naryel Barcelos Aragão

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral