Geral
Daer apresenta solução para retomada de obras da ponte de Jaguari
27/01/2017 08:27
Foto: Daer se reuniu com engenheiros da malha viária estadual, da Prefeitura de Jaguari e da construtora Ecopontes (Foto: Júlio Cunha Neto)
As obras de recuperação da ponte Júlio de Castilhos, em Jaguari, na Região Central, podem ser retomadas em breve. Esta semana, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) apresentou solução para o impasse referente ao orçamento entregue pela empresa responsável pela obra.
 
Os serviços são objeto de convênio firmado entre o Daer e a Prefeitura de Jaguari, que licitou a restauração da ponte. O departamento, por sua vez, colabora com o repasse de R$ 3,2 milhões para a execução dos trabalhos. No entanto, a planilha de custos apresentada pela empresa contratada é incompatível com o modelo oficial utilizado pela autarquia - o que inviabiliza o pagamento do que foi feito até agora, de acordo com a legislação estadual que regulamenta a formalização de convênios.
 
Na quarta-feira, dia 25, o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, o diretor de Gestão e Projetos da instituição, Sivori Sarti, e engenheiros do setor responsável pelas pontes e viadutos da malha viária estadual se reuniram com representantes da prefeitura e da construtora Ecopontes. Durante o encontro, Uberti informou que uma nova tabela foi calculada e entregue ao município. "Isso demandou que abríssemos item por item dos custos e processássemos os valores de acordo com nossos padrões", explicou. - "Hoje, temos uma planilha orçamentária com base no Dnit e num modelo usado em todo o Brasil para obras em pontes", acrescentou.

O diretor-geral ressaltou que, a partir de agora, o Daer aguarda um posicionamento da Prefeitura de Jaguari quanto à continuidade da recuperação da ponte. "Fizemos a parte que compete ao departamento, ou seja, prestamos um serviço à comunidade e calculamos o orçamento obedecendo questões estritamente técnicas", afirmou. "Agora, cabe à prefeitura acertar com a empresa e nos dar um retorno. Sendo retomada a obra, o Daer estará à disposição para supervisionar e fiscalizar a execução dos serviços".
 
A ponte Júlio de Castilhos rompeu em maio de 2015 após um caminhão bitrem tentar a travessia. A estrutura fica no centro da cidade e liga duas partes do município, separadas pelo Rio Jaguari. 

 

Fonte: Portal do Estado

Mais notícias - Geral