Geral
Bairro do Daer tem espaço para aprendizado e prática do futebol
23/01/2017 11:17
Idealizado Marzinho o local abrigará escolinha de futebol, pista de caminhada e treinamento
Foto: Marzinho em frente a propriedade dos pais. - Eles são os verdadeiros donos e junto com meus irmãos e dão apoio para o projeto, disse.(Foto: Rogerio Morais)

 A reportagem do grupo Fronteira Missões esteve na manhã de quinta-feira (19) na propriedade do Casal Francisco Lima de Matos e Santa Benedita Fonseca de Matos, a área de 3 hectares no Bairro do Daer está sob os cuidados do Filho Joceimar, conhecido como Marzinho.

 
No local está sendo implantado um complexo esportivo com campo de futebol 7 e de trio em mini arco que já estão demarcados e disponíveis para uso, estão em fase de conclusão um campo de futebol 11, outro de futebol 9, e espaço para caminhada, há ainda a previsão de instalação de uma cancha de areia para futevôlei e treinamentos e uma mini pista para motocross.
 
campo de futebol trio em mini arco deve estimular fundamentos como o drible
 
Mazinho tem 55 anos e aos 16 saiu de Santo Antônio para trabalhar em São Luiz Gonzaga, na hoje extinta empresa Casa Nova, lá iniciou sua carreira de jogador profissional na equipe do Ipiranga e ao disputar uma partida contra a equipe do Dínamo de Santa Rosa foi convidado a integrar a equipe e mudou-se para a cidade do noroeste gaúcho. Integrou equipes gaúchas e catarinenses com passagens no Elite e Grêmio Santo Ângelo que mais tarde se tornaria a SER Santo Ângelo, Esporte Clube Aurora de Cerro Largo e Atlético de Ibirama em Santa Catarina.
 
Mesmo quando deixou de jogar profissionalmente, Marzinho não abandonou o futebol. Em Crissiumal, cidade em que constituiu família, trabalhou na escolinha mantida pela prefeitura municipal e em 2011 mudou-se para Posadas na Argentina onde deu aula em uma escolinha de futebol que mantém convênio com o Grêmio de Porto Alegre.
 
Retornou a cidade natal em 2014, para auxiliar nos cuidados à família, seu Francisco fora acometido de uma doença e se tornou dependente de cuidados especiais, e desde o seu retorno tem acalentado o sonho de transformar a propriedade da família em um local de prática esportiva e de aprendizado sobre o futebol.
 
Com a experiência adquirida em 40 anos ele relatou as dificuldades enfrentadas no início e ao longo de sua caminhada como atleta. E por isso luta pela implantação do espaço que está realizando com o consentimento da família e especial apoio dos irmão Suzete e Bira, inclusive deste último recebendo auxílio financeiro para manutenção dos gramados, nesta quinta-feira (19) Marzinho recebeu, coletes, bolas e cones patrocinados pelo irmão que mora em Porto Alegre o que tornou possível o início das atividades com goleiros já neste sábado.
 
Marzinho deseja que o local seja ponto de prática esportiva e promoção da vida saudável 
 
Ele mantém muitos planos para o local, que deseja que seja um ponto de prática esportiva e promoção da saúde no bairro, denominou de Complexo La Bombonera pela afinidade e identificação com o time de Buenos Aires e já na segunda quinzena de fevereiro pretende iniciar com a escolinha de futebol para turmas de 07 a 14 anos com horários inversos ao da escola duas vezes por semana, a escolinha para goleiros está iniciando hoje e acontece uma vez por semana para alunos da mesma faixa etária. Marzinho explica que não há custo para a participação dos alunos mas que é importante que hajam contribuições dentro das possibilidades de cada um pois seria uma forma de melhorar a estrutura e a condição dos campos. Ele informa que as inscrições estão abertas e os alunos podem ir diretamente ao local ou entrar em contato telefônico, mas é importante que estejam acompanhados por algum responsável.
 
 – “A ideia é estimular o esporte como ferramenta de inclusão e convivência saudável e também oportunizar eventos esportivos aqui no bairro, tudo dentro do respeito com os demais e com o que estamos oferecendo à comunidade, é preciso que cuidem da estrutura e conservem o patrimônio comum, isso também é aprendizado”, afirmou. Ele mantém o espaço muito limpo com diversas lixeiras e floreiras que embelezam o local.
 
O esporte como ferramenta de cidadania é o que o projeto busca
 
 
O espaço está localizado próximo ao Centro de Múltiplo Uso João Fonseca no bairro do Daer, e o telefone de contato é o (55) 99716-9006.
 
 

Autor: Rogerio Morais

Fonte: Grupo Fronteira Missões/ 89,1 Fm

Mais notícias - Geral