Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizará curso de aquicultura
14/01/2017 10:06

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com Senar/RS e Sindicato Rural, estará realizando as inscrições para cursos de aquicultura com os seguintes temas: Criação de peixes e Processamentos de peixes.

O primeiro curso será realizado entre os dias 13 a 17 de fevereiro e outra turma entre os dias 6 a 10 de março do decorrente ano. 

As inscrições estão abertas devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Para a primeira turmas as inscrições seguem até o dia 6 de fevereiro, já para as segundas turmas as inscrições encerram no dia 1 de março de 2017. O principal requisito para a realização do curso é a idade mínima de 18 anos.

DETALHES SOBRE OS CURSOS
Curso de criação de peixe terá uma carga horária de 24 horas e irá abordar aspectos ambientais, anatomia e fisiologias dos peixes, espécies, cadeia alimentar, sistemas e técnicas de criação, criatórios, parâmetros de construção, qualidade de água, preparo de viveiros, aquisição e transporte de alevinos, ambientação, consideração sobre povoamento de viveiros, alimentação, sanidade dos peixes, despesca e transporte e viabilidade econômica.
 
Enquanto o curso de processamento de peixes, terá a carga horária de 16 horas e apresenta o conteúdo programático, abordando a piscicultura como alimento, cuidados básicos com a higiene, aspectos da legislação, critérios de responsabilidade técnica, valor alimentar, caracterização do pescado, estrutura do corpo e dos músculos, rendimento de carcaça ou corpo limpo, influência da percentagem de resíduos, cuidados na despesca de peixes, processo de depuração, abate e limpeza de peixes, evisceração, escamação, descabeçamento e retirada das nadadeiras, retirada e conservação da pele, silagem de pescado, formas de processar pescado, decomposição, armazenamento e conservação, defumação de pescado, fishburger, conserva, linguiça, apresuntado e empanado de pescado e ainda receitas artesanais.
 
 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral