Um caso de mormo na cidade de Alegrete deu negativo. A égua Bionda era para ser sacrificada por determinação do Governo do Estado, no entanto uma liminar na justiça suspendeu a eutanásia até que fosse realizado um novo exame. O resultado do exame feito nos Estados Unidos, deu negativo para a doença. Na tarde desta segunda-feira (30) foi o resultado do exame foi entregue o proprietário do animal, Macir Seniw da Conceição, que não se conteve. Sufocado pela emoção e em lágrimas desabou: valeu a luta, eu não consigo falar.
O caso da égua Bionda foi diagnosticado como positivo em 19 de setembro, por teste de maleína realizado pela secretaria de Agricultura e Pecuária desde então a propriedade está interditada.
O novo teste foi realizado no laboratório Zoologix da Califórnia e segundo o advogado Rafael Faraco de Souza, não há mais contraprova porque este é o exame mais completo. Não há bactéria do mormo nem do pseudo mormo. Conseguimos inverter a prova. Os próximos passos agora, segundo descreveu o advogado, será a tradução juramentada do exame e que se consiga, de forma definitiva através da justiça, que Bionda não seja sacrificada assim como a liberação da propriedade que está interditada.
Fonte: Radio 89.1 e Jornal Gazeta Missões