Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Agronegócio
Sindicato Rural de Santo Antônio das Missões e Senar/RS trazem inovação para a ovinocultura da região
19/10/2020 15:28
Foto: Lucia Lopes

Na sexta-feira, dia 16, estivemos acompanhando uma reunião no Parque de Exposições Lindolfo Jacques Ourique, em Santo Antônio das Missões, entre o Sindicato Rural do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar.

Na ocasião foi feita uma explanação sobre o sistema ATeG, que é a Assistência Técnica e Gerencial, prestada pelo Senar, para os médios produtores rurais.

O respónsavel pela conversa foi Alcides Renato Braga Soares, de Pelotas, que é engenheiro agrônomo, formado, desde 1971. Alcides é supervisor de ATeG no Rio Grande do Sul em Ovinocultura.

Alcides relata que a ATeG, é uma assistência que está sendo implementada agora no Rio Grande do Sul, mas já está ativa no Brasil há 5 anos, e tem como objetivo estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuada, baseada no merito aos produtores rurais da classe “C” e “D/E” potencial, que englobe todos os processos da cadeia produtiva da propriedade – possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e os processos de gestão do negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica, da família e da comunidade, trazendo inovação, e o que há de novo nas pesquisas das universidades que irão auxiliar o homem do campo.

Em Santo Antônio das Missões, o Sindicato Rural reuniu um grupo de 30 produtores para receber a formação em ovinocultura pelo Senar/RS e ATeG durante 24 meses. Esses produtores estão sendo assistidos pelo médico veterinário e técnico de campo, Guilherme Otávio Bertodo, que atende essa região e também de Bossoroca. Além das visitas técnicas, os produtores terão o acesso a cursos de formação que poderão ser feitos também pelos familiares e por quem trabalha junto na produção.

Guilherme, que é o responsável pelas visitas e orientação dos produtores, elogiou a hospitalidade e a dedicação dos ovinocultures que estão fazendo parte do programa e enfatiza que os resultados são muito promissores, graças a essa parceria.

Na ocasião ouvimos também o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio das Missões, Luis Antônio do Prado, ele, que juntamente a Farsul , formou esse grupo de produtores interessados na ovinocultura. Luis Antônio relatou que ouveram algumas dificuldades em relação a pandemia, e que este grupo deveria ter começado em fevereiro, mas que as reuniões só foram possíveis agora, quando os decretos flexibilizaram um pouco. Ele reinterou que essa assistência que o Sanar/RS está prestando aos produtores é gratuita, e que pode ser desenvolvida em outras frentes, como bovinocultura, apicultura, suínocultura, entre outras, e que para isso é nescessário que os produtores entrem em contato com o Sindicato Rural manifestando seu interesse em se especializar na área que melhor lhe atente, que o Sindicato irá ajudar a montar o grupo, para juntos, receberem a assistência e a formação que permitirá o crescimento da propriedade e do produtor.

Autor: Lucia Lopes

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Agronegócio