Polí­tica
Candidata ao Executivo, Izalda Boccacio, apresenta propostas para Santo Antônio das Missões
14/10/2020 17:04
Foto: André Luis Taborda

Nesta quarta-feira, dia 14, foi realizada no programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões 89,1 FM, a entrevista com a candidata do Partido Progressista ao Executivo de Santo Antônio das Missões, Izalda Maria Barros Boccacio.

Na abertura da entrevista, Izalda teve cinco minutos para realizar a sua apresentação à comunidade, momento em que detalhou ser conhecida politicamente como “professora Izalda” e estar há oito anos como vice-prefeita do município, período que adquiriu muita experiência. Contou que chegou jovem em Santo Antônio das Missões para atuar como professora junto ao atual Colégio Estadual Tolentina Barcelos Gonçalves (TBG), instituição que construiu sua carreira profissional e foi diretora por treze anos. Na Escola Cenecista, por três anos foi diretora, professora de ciências e do ensino médio. Após se aposentar foi secretária de Educação e também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), durante duas gestões, e ainda, por dezenove anos desenvolveu trabalho voluntário, como tesoureira e como secretária.

Após, o apresentador iniciou alguns questionamentos e em cada pergunta a candidata dispusera de cinco minutos para responder. Confira.

Caso eleita, o que o seu governo vai priorizar no setor da agricultura?

Nós pensamos que o principal são as estradas, porque andamos caminhando pelo município e vemos o quanto são necessárias, porque ali está o pessoal que trabalha na bacia leiteira, que trabalha com as plantas, com o escoamento de grãos, as cooperativas, temos também o transporte escolar, as pessoas que precisam vir até a cidade para tratar os seus problemas de saúde, seus problemas de economia e inclusive seus problemas de lazer, ou seja, se deslocar até o centro e precisam de estradas boas, nesse sentido, junto com o candidato a vice-prefeito, Betinho, estabelecemos que ele sairá do gabinete, no mínimo uma vez por semana para participar da vida do interior, ele vai visitar as propriedades rurais, visitar as estradas, verificar a situação que estão necessitando melhorias, como as estradas estão sendo construídas e trabalhadas. Sentimos a necessidade de procurar mais recursos para enriquecermos o nosso parque de máquinas, pois, precisamos com urgência de uma patrola, e nesse sentido nós tivemos na semana passada a visita do deputado federal, Pedro Westphalen, o qual se pôs inteiramente à disposição para o que precisarmos e nessa linha de ação e eu já disse a ele que vamos precisar de uma patrola, queremos uma patrola grande, como o pessoal diz no interior, uma patrola mais forte, porque desta forma poderemos fazer duas frentes de trabalho, enquanto uma estiver numa extremidade da cidade, a outra poderá estar em outra extremidade. Precisamos também trazer sarjetas bem feitas, banheiros limpos e queremos também a energia elétrica sempre controlada e também temos a questão do lixo. Então dentro dessa linha de ação, nossa prioridade na administração vai ser as estradas no interior do município.

Sabemos que um dos pontos principais de insatisfação na infraestrutura, são as questões das estradas, qual o método que poderia ser utilizado para que a recuperação das estradas fosse de forma mais frequente e satisfatória?

Na verdade, é isso que citei anteriormente, é ter o auxílio do vice-prefeito no trabalho com o interior, ter a procura e atenção dos deputados para alcançar verbas parlamentares, e também conforme planejamento, usar de recursos livres para adquirir equipamentos. Agora, tenho certeza que precisamos ter mais de uma frente de trabalho, porque temos quase 1.900km de estradas e sabemos o quanto estas estradas precisam estar em boas condições, porque assim, estaremos cuidando da qualidade de vida daqueles que residem no meio rural. Quero frisar aqui, que na parte da secretaria de Agricultura, queremos priorizar o trabalho desenvolvido pelos tratores, ainda temos as questões de redes de água.

No setor da saúde, quais serão as prioridades, caso seja eleita?

Queremos construir uma sede própria para o ESF Vó Matilde, que está localizado no bairro do Daer, bem como, implantar uma nova Unidade Básica de Saúde junto a Casa Familiar Rural para atender o público do meio rural com horário estendido de 24h, com atendimento de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutrição e farmácia básica. Também queremos oferecer o serviço de transporte para Santo Ângelo e Ijuí em dois turnos, manhã e tarde, bem como, queremos reabrir o programa municipal Primeira Infância Melhor para ajudar as crianças e orientar os pais na convivência, ainda melhorar mais o tratamento da água no meio rural.

Muitos tem a visão de que a educação pública brasileira é defasada, o que pode ser feito para melhorar a educação em Santo Antônio das Missões?

A educação é um assunto que me apaixona, e a partir de agora vai haver uma mudança de percepção e maior valorização dos professores, porque com a pandemia, as crianças estão em casa e os pais estão vendo as dificuldades de aprendizagem e que as aulas online não atingem o município, devido nem todas as crianças terem acesso a esse tipo de trabalho, mas temos atualmente uma dedicação especial e queremos seguir na mesma linha de ação com um trabalho conjunto com as direções das escolas, educação infantil e círculo de pais e mestres. Uma das metas é ampliar o número de vagas no berçário, considerando que muitas mães precisam trabalhar, continuar dando atenção na alimentação da merenda escolar e melhorias nas escolas.

Como intensificar as ações da assistência social na área urbana, mas principalmente, no meio rural de Santo Antônio das Missões?

Bem, quanto a Assistência Social, sabemos que é a secretaria que presta serviços para as pessoas que mais precisam, famílias em situação de vulnerabilidade, e para seguir realizando o trabalho, precisamos nos servir de todos os setores e órgãos para ampliar as ações, mas principalmente, manter em funcionamento os Clubes de Mães do interior e ampliar, porque temos a intenção de criar uma cooperativa de artesanato. É necessário ajudar as mulheres que batalham por conhecimento e desenvolvem suas atividades para que apareçam, compareçam e participem mais em sociedade. Fomentar o projeto “Horta no pátio, verdura no prato”, na cidade e no interior, porque, especialmente, no meio rural, não se admite uma propriedade não ter uma horta. Além de dar a continuidade de todos os programas que estão hoje em funcionamento.

As projeções para os próximos anos é de que sejam difíceis na parte econômica, caso eleita, como fará para manter o equilíbrio financeiro do município?

Realmente, o equilíbrio financeiro precisa ser mantido, e assim pretendemos continuar pagando em dia o funcionalismo, continuar pagando o piso salarial dos professores e aumentos do plano de carreira. Teremos que fazer maior fiscalização, cuidar da arrecadação dentro do município e seguir com as reavaliações da parte dos impostos, bem como, continuar reivindicando recursos para continuar desenvolvendo as ações, obras e aquisição de ferramentas para então efetivar os trabalhos.

Por fim, foi aberto um espaço para a candidata fazer suas considerações finais, deixar o seu recado para os eleitores, e Izalda disse que a dupla do Partido Progressista vem com experiência e juventude para Santo Antônio continuar a crescer, o objetivo é dar toda a dedicação, qualificação e buscar mais fontes, mesmo que ainda não estejam no programa de ação, para melhorar o município, como por exemplo, seguir levando o gabinete móvel para as comunidades e dialogar com os munícipes, lutar para conseguir melhorar os salários do padrão 1, 2 e 3, auxiliar o comércio, modernizar a cidade cuidando na parte de calçamento, pavimentação, canalização, limpezas e fazer um trabalho que venha de encontro com as necessidades do povo santo-antoniense.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Polí­tica