Especial
Santo-antoniense dedicada ao catolicismo fala sobre Nossa Senhora Aparecida
14/10/2020 10:49
Foto: Lucia Lopes

Participou do programa Conversa Aberta, da rádio 89,1 FM, na segunda- feira, dia 12, Nelci Maria Schardong, mais conhecida como “Tia Chica” falando sobre a santa Nossa Senhora Aparecida que é padroeira do Brasil e é comemorada como feriado nacional no dia 12 de outubro. Nelci, é muito conhecida em Santo Antônio das Missões, pela sua atuação junto à comunidade católica do município, onde foi catequista por muitos anos. Tia Chica é natural de Três de Maio e mora em Santo Antônio há 50 anos.

Para a nossa reportagem, ela relatou que vem de uma família muito religiosa e devota, que a conduziu desde jovem a fazer parte da igreja católica, quando ela participou do grupo “Filhas de Maria”. Quando casou e mudou-se para a cidade que reside até hoje, continuou com seu trabalho em prol da fé, trabalho este, que ela sempre fez com muita dedicação e amor, e que ela conta, que diminuiu sua participação apenas devido a sua idade, mas que sempre que pode, ainda se envolve e ajuda.

Nos dias de hoje, antes da pandemia, ela e outras amigas,  se reuniam em casa para planejar algumas festividades da paróquia do município, como a Páscoa e o Natal.

Sobre o feriado, e a santa comemorada, ela nos contou que Maria (mãe de Jesus), tem muitos títulos, e que Aparecida é um deles.

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba do Sul com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.

Esse primeiro milagre, foi contado por todo Brasil, gerando uma grande comoção de pessoas que passaram a procurar o lugar para fazer orações e pedir intercesões a Deus, atráves da imagem de Nossa Senhora.

Em Santo Antônio das Missões,Tia Chica, destacou a procissão que acontece todo ano, saindo da Igreja Matriz, e indo até a Associação dos Pais e Amigos dos Exepcionais (APAE), onde há uma gruta com a imagem da santa, e que a comunidade é muito participativa.

Ao final da conversa, ela fez uma reflexão sobre a presença do jovem nos movimentos religiosos, que nos dias de hoje, o jovem não tem mais tanto interesse em participar das liturgias, mas que quando amadurece, o jovem entende o significado e a importância de buscar a Deus e a Jesus Cristo e volta a participar, ela diz sentir que sementes estão lançadas para colher coisas boas no futuro.

Ela finalizou a entrevista deixando uma oração à Nossa Senhora, que diz:

“A festa de Nossa Senhora nos motiva ao louvor, pois, pelo sim de Maria, a humanidade recebeu o filho Jesus; É por Jesus que chegamos ao Pai convivendo com os irmãos; Maria é modelo de seguimento e da vida cristã. Amém.”

Autor: Lucia Lopes

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Especial