Cultura
Projeto de comunicação visa a ampliar turismo na Região das Missões
14/10/2020 08:20
Foto: Reprodução | Coletiva Net

Tendo em vista que o turismo regional é o protagonista na retomada econômica de vários municípios durante a pandemia, a agência de comunicação Way Content desenvolveu um projeto para a Região das Missões, no noroeste gaúcho, em parceria com a Associação dos Municípios das Missões e o Sebrae/RS. A ideia é apresentar diferentes pontos turísticos da região por meio das redes sociais e de um guia digital gratuito produzido pela editora gaúcha Palavra Bordada. O conteúdo deve estar disponível a partir de novembro.

Para elaborar o projeto, a CEO da agência, Anelise Zanoni, que é jornalista e influenciadora digital, viajou durante sete dias por 12 destinos da Rota das Missões. Junto com a jornalista Nicole Fritzen, a cobertura digital apresentou as peculiaridades de cada município. "A pandemia exigiu a reclusão e se transformou numa oportunidade de olharmos para dentro. Isso aconteceu também com o turismo. O momento mostra que precisamos conhecer mais os destinos gaúchos, por isso é tão importante criar um projeto para valorizar o Rio Grande do Sul", explica Anelise. 

O primeiro destino foi Santo Ângelo, local onde a dupla chegou por meio rodoviário, com a parceria da empresa Ouro e Prata. Depois, o trajeto entre os municípios foi feito de carro, totalizando cerca de 1.500 quilômetros em sete dias de trabalho. Além de Santo Ângelo, participaram do roteiro Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Caibaté, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Porto Xavier, São Pedro do Butiá, São Paulo das Missões, Cerro Largo e Guarani das Missões. 

Nos municípios, as jornalistas visitaram pontos turísticos famosos, como as ruínas de São Miguel das Missões e catedral Angelopolitana de Santo Ângelo, os resquícios de reduções jesuíticas e tiveram experiências relacionadas à cultura missioneira, guarani, germânica e polonesa. "A riqueza cultural e histórica é enorme nas Missões. Todos os brasileiros deveriam conhecer a região pelo menos uma vez na vida, porque viajar é a chance de conhecer a própria história e de valorizar ainda mais nosso lindo país", declara Anelise. 

A cobertura da viagem foi feita nos perfis do Instagram @travelterapia e @viajepelorsoficial, que também são de autoria de Anelise Zanoni. Os conteúdos também serão transformados em uma série de textos, que serão publicados no site www.travelterapia.com.br, e depois em um guia digital gratuito editado pela empresa Palavra Bordada para ser distribuído entre os futuros viajantes. A editora gaúcha será responsável por fazer o projeto gráfico e a diagramação do conteúdo. 

O projeto pela Região das Missões faz parte do programa Supera Turismo Missões, que é uma parceria do Sebrae/RS com a Fundação Missões e Detur. Alguns passeios feitos pela jornalista podem ser adquiridos a partir da plataforma Viva o RS, criada pelo Sebrae/RS para promover o turismo regional.

Fonte: Coletiva Net

Mais notícias - Cultura