Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Mais uma ação regional na busca de recursos para a Ponte Internacional
14/10/2020 08:13
Foto: Reprodução | AMM

O presidente da Comissão AMM/Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, prefeito de Porto Xavier Vilmar Kaiser, esteve em Brasília, nesta semana, desenvolvendo ações para assegurar os recursos necessários para a obra da Ponte. 

Na terça-feira (6), ocorreu a reunião da Bancada Gaúcha, por videoconferência, para a apresentação das propostas dos mais variados segmentos comunitários do estado. Enquanto o prefeito Vilmar Kaiser articulava apoios em Brasília, o secretário de Turismo de Porto Xavier, professor Ovídio Kaiser, juntamente com o presidente da AMM, prefeito Ademir Gonzatto, fizeram a apresentação da defesa e as justificativas da proposta de recursos para a obra da Ponte Internacional, diretamente da Sede da AMM em Cerro Largo. 

O assunto terá desdobramentos e a decisão será adotada após uma análise de todos os pedidos, que ultrapassam em muito o valor disponível para distribuição, em torno de 250 milhões de reais. Temos por outro lado o compromisso da Bancada Gaúcha e de seu Coordenador Deputado Giovani Cherini, de seguir apoiando financeiramente o Projeto Missioneiro. 

Segundo o Senador Luis Carlos Heinze, que acompanhou as reuniões em Brasília, o projeto final da ponte entre Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, com San Javier, no lado argentino será́ concluído até o final de março do ano que vem.  “Recebi a notícia em reunião com o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Euclides Bandeira. A proposta inicial era de que o edital saísse ainda este ano, mas com a pandemia e as barreiras internacionais o processo atrasou”, ressaltou o Senador. 

A obra, que faz a ligação sobre o rio Uruguai, na BR-392, é muito aguardada na região, pelo impacto que terá́ na economia. O anteprojeto está em elaboração para execução de um edital para a contratação integrada. A ideia é que a obra fique pronta até́ o final de 2022.  

O Prefeito Vilmar também se reuniu com o relator do orçamento geral da união com o mesmo propósito. Do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, ouviu a afirmação de que o início das obras será em 2021. No Itamaraty, tratou da dificuldade de ingresso de pessoal e material no lado argentino para a execução do projeto. 

 

Fonte: AMM

Mais notícias - Geral