Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Apae de São Borja integra a lista de instituições que serão beneficiadas pelo Criança Esperança 2020
26/09/2020 08:30
Foto: Foto: Reprodução / Facebook

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Borja, trabalha em prol da comunidade local há mais de 50 anos. São 40 profissionais atendendo cerca de 250 pessoas.

A instituição promove o bem-estar e potencializa as habilidades de cada uma das pessoas que passam pelo local, explica a diretora Tatiane Matter Bortolotto.

"A Apae São Borja presta atendimento desde bebê recém-nascido até idosos. Nosso objetivo enquanto escola é o bem-estar do nosso aluno, do nosso usuário com deficiência intelectual múltipla, promovendo, cada vez mais, as suas potencialidades, as suas habilidades, formando, assim, seres incluídos e presentes na sociedade em que nós vivemos. Aqui, todo nosso trabalho é feito com muito amor".

A Apae de São Borja integra a lista de 111 instituições que serão beneficiadas pelo Criança Esperança 2020. 

O adolescente Pablo Henrique Pires Costa, de 12 anos, tem autismo e descobre o mundo através das atividades proporcionadas pela Apae, que ganharam um novo formato em razão da pandemia de coronavírus.

"Enviamos atividades para o grupo do WhatsApp. Elas são pensadas individualmente em cada aluno. Disponibilizamos material concreto e os pais vêm em determinados dias da semana buscar essas atividades aqui", conta a professora Ivana Reck de Souza.

Em casa, toda a família do Pablo se envolve com os exercícios. "As atividades em casa estão sendo boas, por causa que ele faz tudo certinho. Eu faço o que eu posso, se eu não sei, eu pergunto para a professora", conta a mãe de Pablo, Michele Santos Pires.

A Bruna Carbunck é mãe do Matheus, de apenas três anos. Ele tem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e participa das sessões de fisioterapia proporcionadas pela Apae.

"Dá mais alegria para a gente. Está melhorando até no engatinhar. Ele não engatinhava, agora começou a engatinhar demais", conta.

A fisioterapeuta da instituição Marcele de Paula Valduga conta como é o trabalho realizado. "O objetivo da internação precoce é estimular a área cognitiva, a área motora e, assim, potencializando o desenvolvimento neuropsicomotor".

O presidente da Apae São Borja, Ricardo Souza Dornelles, destaca que o trabalho é realizado com base em três pilares: educação, assistência social e saúde.

"Trabalhamos com a educação infantil e a educação de jovens e adultos. Trabalhamos também com assistência social, em apoio às famílias, aos nossos alunos, e aos nossos pacientes. Trabalhamos, também, na área de saúde, com fonoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outras terapias aqui na nossa instituição".


Criança Esperança 2020
Este ano, o tradicional evento promovido pela Rede Globo terá um formato diferente. Em vez das doações para o famoso 0500, o público será convidado a fazer doações de esperança.

Uma plataforma colaborativa será disponibilizada para que brasileiros de todo o país contribuam compartilhando vídeos para esta corrente. Os vídeos terão o público falando de seus desejos para o futuro, de suas esperanças, e serão usados nos conteúdos e peças promocionais do Criança Esperança.

Já os recursos financeiros, serão provenientes de doações corporativas, de empresas parceiras do Criança Esperança.

Os Mesões da Esperança acontecerão virtualmente nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Já o tradicional show acontecerá no dia 28 de setembro, direto dos Estúdios Globo, comandado por Fátima Bernardes, Luis Roberto, Tiago Leifert, Jessica Ellen, Luciano Huck e Maju Coutinho.

O público poderá acompanhar grandes encontros musicais, em números produzidos remotamente.

Quem desejar participar da campanha pode enviar vídeos de até 15 segundos, no site.

Fonte: G1 RS

Mais notícias - Geral